sábado, 16 de junho de 2018

I Simpósio de prevenção e tratamento a queimaduras acontece na Biblioteca de Cruz das Almas


O evento intitulado “I Simpósio de prevenção e tratamento a queimaduras e traumas decorrentes de fogos de artifícios” aconteceu nesta sexta (15) no auditório da Biblioteca Municipal. Liderado pela Secretária de Saúde, Aline Pires, o simpósio contou com a palestra do Dr. Maurício Armede e da enfermeira da Santa Casa de Misericórdia, Manuela Ferreira.

Aline Pires iniciou as atividades do simpósio explanando sobre como a Secretaria de Saúde se organizou e pensou as ações para as festas de São João. “Nós precisamos pensar ações de três tipos: de promoção da saúde, de prevenção de doenças e a própria assistência à saúde. Claro que apesar de nos preocuparmos com a abordagem dos queimados e dos traumas no período junino, não queremos essa ocorrência. Vamos trabalhar para que isso seja diminuído a cada ano. Mas, caso ocorra nós precisamos ter uma rede, uma porta de entrada para esses atendimentos”, enfatizou.

O médico ortopedista, Maurício Armede, deu uma aula sobre os tipos de lesões que podem ocasionar traumas nas pessoas que são afetadas por fogos de artifícios. Ainda, a enfermeira Manuela Ferreira, explicitou os cuidados que os profissionais de enfermagem devem ter com os pacientes com queimaduras, exemplificando a partir da sua experiencia na Santa Casa de Misericórdia.  Após um breve debate sobre as temáticas abordadas, o evento foi finalizado ao som de banda de forró liderada pelo vereador Valtércio Filho, “Cinho”.

Confira fotos:





Por Leandro Queiroz - Repórter Especial (Portal Cruzalmense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário