Ads Top


Cruz das Almas é destaque na Cartografia do Cinema no Recôncavo

Foto: Isabela Seifarth / Reprodução

Idealizado pelos cineastas Iago Ribeiro e Camila Gregório com apoio do Governo Federal e Estadual, a cidade de Cruz das Almas aparece entre os municípios baianos incluídos no site Cartografia do Cinema no Recôncavo. Dirigidos por Alexandre Robatto Filho, Paulo Gil Soares e Guido Araújo, os trabalhos realizados entre 1923 a 1989, envolvem as organizações Suerdick, a lavoura fumageira e a origem dos festejos juninos, respectivamente. Com 130 produções, o espaço virtual retrata os períodos históricos do cinema na região, registrando a identidade, a expansão das cidades, povos e costumes. Veja as sinopses abaixo:

Organizações Suerdick: lavoura, comércio e indústria

Os diversos aspectos das organizações Suerdick na indústria do fumo: lavoura, plantação, colheita e prensagem na Sociedade Agro Comercial Fumageira LTDA. Em Cruz das Almas; transporte da matéria-prima para as fábricas em Cachoeira e Maragogipe; linha de montagem, embalamento e armazenamento de charutos; transporte para os portos de São Paulo e Rio de Janeiro. Confira AQUI.

Erva Bruxa

Erva Bruxa é o nome popular pelo qual o tabaco também é conhecido. A plantação de fumo por pequenos agricultores em regime familiar na região do Recôncavo Baiano. O processamento do fumo. O trabalho sazonal que dura no máximo três meses. A classificação das folhas segundo definição do Governo Federal, trabalho inteiramente manual, que provoca alergias respiratórias e dermatoses nos trabalhadores. O aproveitamento da matéria-prima na indústria brasileira não ultrapassa os 10 porcento da produção, ficando o restante para a exportação, muito mais lucrativa. Cachoeira e São Félix, cidades conhecidas no passado como centro da economia fumageira, na segunda guerra mundial entraram em decadência. Do antigo fausto, restam apenas as ruínas dos seus monumentos coloniais e uma indústria clandestina de charutos que abastece uma faixa popular de consumidores. A cultura do fumo tipo ‘capeiro’ e do tipo Bahia/Brasil e a movimentação econômica gerada pelo mercado exportador. (Cinemateca Brasileira). Confira AQUI.

Festa de São João no interior da Bahia

“Um relato sobre as origens do festejo informa a sua relação com o culto egípicio ao sol e à fertilidade, celebrado durante as grandes festas das colheitas. A esta tradição incorporam-se às comemorações cristãs pelo nascimento de São João Batista. Algumas cidades do interior baiano ainda mantêm viva esta tradição, apesar da sua autenticidade se encontrar ameaçada ante o advento dos valores estereotipados por um processo predatório.” (INC/CESD) (Cinemateca Brasileira). Confira AQUI.

Conteúdo: A TARDE

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.