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Portal Saúde: Veja 20 benefícios de andar de bicicleta

Foto: Reprodução/ProGoods

O ciclismo é considerado uma das atividades físicas mais completas para o nosso corpo. Além de ser um exercício super prazeroso, ainda agrega muitas vantagens para nossa saúde, bem estar e colabora com o meio ambiente. Os benefícios de andar de bicicleta podem impactar nossa vida tanto em termos de qualidade de vida quanto em aspectos sociais.

O hábito de andar de bicicleta pode começar muito cedo, afinal de contas, quase todo mundo ganha uma bike e aprende a andar ainda na infância e como diz o ditado, “a gente nunca esquece”. Mas, nem sempre a gente valoriza o momento sobre duas rodas, não é mesmo?

Pedalar te ajuda a não ser sedentário

O sedentarismo cada vez mais tem sido um dos vilões da vida moderna. Seja pela rotina agitada do trabalho ou até mesmo pela preguiça, muitas pessoas falham em não praticar exercícios e acabam deixando sua saúde de lado.

Andar de bicicleta é uma ótima maneira de combater o sedentarismo, afinal de contas, em poucos minutos de pedalada você tem a possibilidade de movimentar o seu corpo inteiro e ainda aproveitar a paisagem da sua cidade.

Além dessa vantagem, que é comumente lembrada, temos mais 20 motivos extras para te convencer de que pedalar pode fazer a diferença nos seus dias. Vamos lá?

Mobilidade Urbana

Nos últimos anos o termo mobilidade urbana passou a ser cada vez mais usado e está presente nas políticas públicas. Mas afinal de contas, o que é mobilidade urbana e o que isso tem a ver com andar de bicicleta?

A mobilidade urbana nada mais é que a forma como a população se locomove pela cidade. E o uso de bicicletas para se deslocar pelos centros urbanos está muito ligado a esse conceito, já que ele interfere de forma direta ao bem-estar da sociedade.

Algumas cidades já estão investindo em mobilidade urbana, como a criação de ciclofaixas para que o uso de bicicletas como meio de transporte seja mais seguro.

Emagrecimento

Talvez esse seja um dos benefícios mais conhecidos quando o assunto é andar de bike. Mesmo sendo uma atividade de baixo impacto, andar de bicicleta tem alta intensidade, o que ajuda e muito na queima de gordura localizada e perda de calorias.

Andar de bike acelera o metabolismo, ou seja, suas reservas adiposas com certeza serão absorvidas muito mais rápido. Se você está acima do peso ou só busca fazer uma atividade física para se livrar do sedentarismo, com certeza essa é muito indicada.

Tonifica pernas e braços, fortalece os músculos

A prática do exercício demanda bastante esforço não só dos membros inferiores como dos superiores também, e isso com certeza vai te fazer desenvolver mais força nas pernas e braços. Seus músculos ficarão tonificados e com certeza ficarão mais resistentes e fortes.

Experimente andar de bike por um tempo e logo, logo você perceberá a diferença nas suas pernas e braços. Aliado a bike você também pode fazer musculação para potencializar seus resultados!

Liberação de oxitocina, serotonina, dopamina e endorfina


Com a prática do esporte, seu corpo vai liberar com mais facilidade a oxitocina, serotonina, dopamina e endorfina, fazendo com que você se sinta mais feliz, tenha prazer e sinta menos ansiedade.


Diminuição da poluição

Ao andar de bicicleta você automaticamente contribui para uma diminuição na emissão de gás carbônico, já que ela produz zero poluição.

Fortalecimento da articulação dos joelhos

Os joelhos têm a função de sustentar o nosso corpo, já que todo o nosso peso passa por eles durantes os movimentos de deslocamento e transferência entre as pernas e o quadril. Com a prática do ciclismo as articulações do joelho serão cada vez mais estimuladas, fazendo com que elas fiquem mais fortes para praticar desde atividades mais simples como andar, até mesmo aguentar uma noite inteira de muita dança.

Melhora a frequência cardíaca


Você sabia que é possível fortalecer o coração andando de bike? Por ser uma atividade aeróbica, o ciclismo varia a intensidade do exercício e com isso é possível controlar seus batimentos cardíacos. Experimente variar a frequência da pedalada entre mais rápido e mais devagar para que seu coração se adapte à diferentes exigências.

Controle da diabetes

Pedalar com frequência é um ótimo aliado para a estabilidade e controles dos níveis de açúcar no sangue e para quem é diabético isso é maravilhoso, já que o corpo aumenta a produção de insulina.

Para quem não sofre de diabetes, outra vantagem é a prevenção de doenças cardiovasculares, já que a prática melhora a circulação do sangue no corpo.

Mente sã

Se você está estressado, ansioso ou até mesmo com depressão, andar de bicicleta vai te fazer muito bem. Alguns minutos de pedalada são o suficiente para estimular a produção da endorfina, também conhecida como o hormônio da felicidade. Com certeza você vai terminar seus exercícios bem com uma sensação de bem-estar.

Auxilia na coordenação motora

Para conseguir ficar em cima da bike sem cair é necessário ter equilíbrio e para isso é muito importante que braços e pernas trabalhem juntos e é aí que a coordenação motora entra, afinal de contas, é por meio dela que conseguimos ter domínio do nosso corpo.

Melhora na respiração e fôlego

Se você tem problemas respiratórios ou perde o fôlego rapidamente subindo um lance de escadas, andar de bike vai te ajudar a melhorar a respiração e o fôlego. Praticar o exercício exige o controle da respiração, ativando seus pulmões, já que quando você pedala é necessário ter mais oxigênio. A prática do esporte vai ter trazer benefícios a longo prazo, sendo perceptíveis tanto em cima de uma bike quanto subindo uma ladeira.

Qualidade do sono

Para quem tem insônia ou demora a conseguir pegar no sono, pedalar pode ser um grande aliado para uma noite melhor dormida, já que seu ritmo cardíaco vai passar a trabalhar mais sincronizado, além de de diminuir consideravelmente o cortisol, hormônio do estresse, que é justamente o vilão da boa noite de sono.

Bem-estar

Subir em uma bike, automaticamente, faz com que seu corpo libere endorfina, o hormônio do prazer, trazendo uma sensação de conforto e felicidade. Então se você buscar por bem-estar e qualidade de vida, esse esporte é pra você.

Redução do colesterol

Andar de bike acelera o metabolismo, e assim como ajuda a emagrecer também é ótimo para reduzir o colesterol, já que as substâncias LDL, responsáveis pelo colesterol ruim, são queimadas mais rápido.

Rejuvenescimento

Investir em cremes e tratamentos estéticos pode ser muito caro, então se você procura por rejuvenescimento e quer gastar pouco, andar de bicicleta pode ser a solução. Pedalar com uma certa frequência pode ajudar a proteger sua pele contra os raios UV, fazendo com que os sinais de envelhecimento sejam reduzidos, além de produzir colágeno, ótimo para acabar com as rugas e linhas finas. Mas lembre-se, se for pedalar durante o dia, use filtro solar.

Baixo custo

Quem nunca usou a falta de dinheiro para justificar a recusa à academia? Tudo bem que para começar a andar de bicicleta é preciso ter a bicicleta e isso custa dinheiro, mas a longo prazo, pedalar vai te fazer economizar muito mais que pagar as mensalidades da academia.

Além disso, é muito mais barato se locomover usando bike do que carro particular, uber ou transporte público.

Estimula a contração dos músculos do intestino

Seu intestino não funciona bem? Talvez esse seja um grande motivo para começar a pedalar.

Por ser um exercício aeróbico, que utiliza simultaneamente diversos grupos musculares, andar de bike estimula a contração dos músculos do intestino, por conta da respiração e ritmo cardíaco que ficam mais acelerados. Além de fazer com que o tempo que a comida normalmente demora para chegar ao intestino seja bem menor.

Melhora no desempenho sexual

Andar de bicicleta vai te deixar fisicamente ativo, o que imediatamente contribui para a melhora da sua saúde vascular. E o que a saúde vascular tem a ver com o desempenho sexual? Tudo! Afinal de contas, pedalar melhora a frequência cardíaca, algo bastante associado ao desempenho sexual. Alguns estudos comprovaram que homens com idade acima de 50 anos e que praticam o esporte pelo menos algumas vezes durante a semana tem 30% menos de risco de impotência em comparação a homens sedentários.

Previne a artrite

Assim como fortalece as articulações dos joelhos, pedalar também é ótimo para as articulações do corpo em geral, assim como os ossos, já que é uma atividade de baixo impacto, prevenindo então a artrite, doença ligada às articulações.

Mais tempo com a família

Pedalar é daquelas atividades que podem ser praticadas em qualquer idade, além de ser uma ótima maneira de aproximar as famílias que, com a correria do dia-a-dia, acabam não passando tanto tempo juntas.

Aproveite um final de semana pedalando com a família, com certeza todo mundo vai curtir o passeio e os exercícios ao ar livre.

Como criar o hábito de pedalar?

Para quem busca criar o hábito de pedalar, o principal é ter vontade e começar. Assim como qualquer esporte, é muito importante estar motivado. Comece a praticar de forma gradativa e sempre respeitando os seus limites, principalmente se você é sedentário.

Logo que começar a pedalar não se preocupe tanto com horas de treino ou quilômetros percorridos. Aos poucos você perceberá um avanço tanto no tempo quanto na quantidade de quilômetros e aos poucos estará habituado a andar de bike.

Com essa dicas vai ficar difícil não começar a andar de bicicleta, seja para emagrecer, melhorar a frequência cardíaca e evitar doenças ou até mesmo para seu bem estar e qualidade de vida.

Fonte: https://blog.diasbike.com.br/beneficios-bicicleta/maiores-beneficios-andar-de-bicicleta/

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