Subscribe Us


Apesar de liberação no estado, UFBA mantém uso de máscaras nos campi

Foto: Dário Guimarães / Metropress

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) decidiu por manter a obrigatoriedade do uso de máscaras dentro de seus campi, mesmo depois que a proteção foi liberada em locais abertos e fechados de toda Bahia. A Ufba afirma que a decisão é amparada em nota técnica emitida por seu Comitê de Assessoramento da Covid que “entende que o quadro atual da pandemia ainda não permite que medidas de proteção à saúde sejam dispensadas”.

Segundo o documento emitido pelo comitê interno, alguns pontos foram levados em consideração para a determinação, entre eles, a persistência da frequência de novos casos e das internações hospitalares pela Covid-19 em Salvador e na Bahia, indicando haver ainda transmissão ativa do vírus; a lenta progressão da imunização da população adulta com dose de reforço, dentre outros.

O texto não traz previsão para quando as máscaras serão liberadas dentro da Ufba. Segundo a nota, "até que se retorne aos níveis de incidência da doença anteriores ao início da terceira onda da pandemia e que a incidência e a mortalidade permaneçam em níveis baixos por pelo menos três semanas, como recomenda a Organização Mundial da Saúde, a suspensão das medidas protetivas, ainda que ocorra a expansão da vacinação específica, é uma medida precipitada e potencialmente danosa à saúde da população". Por essa razão, "recomenda-se a manutenção da obrigatoriedade do uso de máscara em todas as atividades presenciais nas dependências da UFBA"., completa o texto.

Fonte: Metro 1 

Postar um comentário

0 Comentários