Subscribe Us


Ufba decide retomar atividades presenciais com ampliação de público no próximo semestre

Foto: Samory Pereira Santos/ GOV-BA

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) anunciou na tarde desta terça-feira (7), a retomada das atividades presenciais com público mais amplo para o semestre 2022.2. No próximo semestre letivo terá a retomada da oferta regular de componentes curriculares na modalidade presencial. O semestre está previsto para começar no dia 15 de agosto.

A resolução, que também estabelece a retomada do trabalho presencial para professores e técnico-administrativos de qualquer idade, foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) na segunda-feira (6). De acordo com a Ufba, a decisão tem amparo em análise atualizada do cenário epidemiológico apresentada ao Consuni pelo Comitê de Assessoramento do Coronavírus da universidade. O estudo demonstrou estabilização de baixos índices de contaminação e mortalidade pela Covid-19 nas últimas semanas.

A Ufba informou que fica mantida a obrigatoriedade do ciclo vacinal completo para professores, técnicos e estudantes, com recomendação de manutenção de doses de reforço em dia. A oferta de disciplinas deverá, portanto, ser presencial em sua quase totalidade. A universidade deixa em aberto a possibilidade de oferta do ensino remoto apenas para professores impedidos de se vacinar por recomendação médica. Esses devem apresentar o laudo médico validado pelo Comitê.

Também poderão ficar em ensino remoto os professores aposentados que se mantenham em atividade e que não queiram lecionar presencialmente. A resolução também restabelece os módulos normais dos componentes curriculares e permite a oferta da quantidade total de vagas vigentes antes da pandemia.

Outra medida anunciada pela Ufba foi a suspensão do limite de tempo para permanência nos espaços da universidade. Com isso, permitindo assim o cumprimento regular de carga horária por docentes e técnicos, de acordo com as condições de trabalho nas unidades e órgãos.

Assim, até o início do próximo semestre, dirigentes de unidades e órgãos deverão solicitar à Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura as medidas de manutenção e adequação necessárias para a retomada da vida presencial em condição semelhante à existente antes da pandemia.

Uma nova versão do Plano de Biossegurança e Contingência será editada pelo Comitê para o semestre 2022.2. Uma das medidas já sinalizadas é a manutenção da obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços fechados. Outra alteração em relação ao semestre 2022.1 é o uso de ar condicionado nas salas, que agora será permitido no período de aula ou de expediente, com portas e janelas fechadas.

METRO1

Postar um comentário

0 Comentários