Ads Top


Mês da Bíblia: Bispo da Diocese de Cruz das Almas escreve mensagem aos fiéis

Foto: PASCOM - Bom Sucesso

A Igreja no Brasil dedica o mês de setembro à celebração do Mês da Bíblia. Neste período, a proposta é de estudo e reflexão da Palavra de Deus em comunidades e famílias.

Em 2025, o tema escolhido foi a Epístola de São Paulo aos Romanos, com o lema “A esperança não decepciona” (Rm 5,5). A escolha foi feita pela Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB e está em sintonia com o Jubileu da Esperança, convocado pela Igreja Católica.

O bispo da Diocese de Cruz das Almas, Dom Antonio Tourinho Neto, divulgou mensagem aos fiéis destacando a importância do mês.

A Igreja do Brasil celebra todos os anos o “Mês da Bíblia”. Nós somos convocados, principalmente, durante esses trinta dias de setembro, a permitirmo-nos ser instruídos por Deus por meio da sua Palavra. Digamos com o salmista: “Que tua palavra seja lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho.” (Sl 119, 105).

No ano de 2025, foi escolhido como tema motivacional para o Mês da Bíblia a Epístola de São Paulo aos Romanos. Através de estudo, reflexão, meditação e oração deixemo-nos ser conduzidos por esta magnífica Carta, individualmente e/ou comunitariamente, rumo ao aperfeiçoamento da vida vocacional à santidade e à missionariedade.

Estamos em pleno ano jubilar da Esperança e o lema do Mês da Bíblia de 2025 é "A esperança não decepciona" (Romanos 5,5). A escolha do tema e do lema foi iniciativa da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, que teve como inspiração o ano do Jubileu da Esperança, com o intuito de aprofundarmos sobre a esperança na vida cristã, iluminada pela temática do Ano Santo da Encarnação de Jesus Cristo.

Aconselho você a aproveitar bastante desta Epístola, seja pessoalmente ou em família, convide também seus vizinhos para se deliciarem dos escritos do Apóstolo São Paulo. Faça da mesa das refeições do seu lar o altar onde todos os membros que ali residem, sentem-se para alimentarem-se da Palavra de Deus oferecida como banquete. Leia um capítulo por dia, bastam dez a vinte minutos orantes para que você descubra surpresas inusitadas para sua vida pessoal e para a vida da sua família, ou da comunidade cristã da qual você participa.

O lema do Mês da Bíblia deste ano, “A esperança não decepciona” (Rm 5,5), aponta não para qualquer esperança, mas para a esperança cristã que nos remete à expectativa dos “bens escatológicos”. Por bens escatológicos entende-se a bens ou bens que estão relacionados ao estudo das últimas coisas ou do fim dos tempos, que na teologia cristã abrange a morte, o julgamento final, a vida após a morte, a ressurreição e o destino final do corpo e da alma e da humanidade. Portanto, o "bem escatológico" é algo que diz respeito a estes eventos futuros e aos conceitos associados: à ressurreição do corpo (Rm 8,18-23; 1Ts 4,13s; At 2,26; At 23,6; At 24,15; At 26, 6-8; At 28,20); à herança dos santos (Ef 1,18; Hb 6,11s; 1Pd 1,3s); à vida eterna (Tt 1,2; 1Cor 15,19) etc.

Somos chamados a vivenciar a “esperança que não decepciona” no “aqui” e “agora”, pois a autêntica esperança cristã brota no coração do fiel em momentos de tribulações, dificuldades, preocupações, doenças, perigos, mortes, desempregos etc.

Nós cristãos somos portadores e testemunhas do amor de Deus nas horas difíceis e a esperança na vitória futura se sustenta neste amor que experimentamos no hoje, graças ao Espírito Santo agindo em nós. É o Espírito que nos concede a certeza de que “aquele que nos ama não pode nos frustrar” (SL 22,6; Eclo 2,10).

Terrível prejuízo para a Igreja quando um batizado deixa de ser testemunha de esperança para o mundo, pois esta é sua grande missão. Olhando para o Crucificado nós enxergamos Nele aquele que deu um salto qualitativo e foi além da dor: DA CRUZ PARA A RESSUSRREIÇÃO! Assim também devem ser todos aqueles que foram configurados a Ele e se fizeram seus discípulos-missionários.

Roguemos a Virgem do Bom Sucesso, nossa excelsa padroeira, Mãe da Esperança e Virgem que soube ouvir a Palavra e se fez serva dela, que nos ajude a experimentar bem este mês dedicado a Bíblia e sejamos todos portadores e mensageiros da “Esperança que não engana”.

Dom Antonio Tourinho Neto

Bispo Diocesano de Cruz das Almas

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.