“Acredito que com o TAC em breve teremos liberação das espadas em Cruz das Almas”, diz Euricles Neto
| Foto: reprodução |
O TAC é um instrumento jurídico que estabelece regras, limites e responsabilidades, permitindo adequar uma atividade à legislação. Em Cruz das Almas, o objetivo é regulamentar o fabrico e a queima das espadas, preservando a tradição cultural e garantindo mais segurança à população.
Euricles destacou que uma reunião recente com o MP e o promotor responsável representou um avanço importante e ressaltou o apoio da Câmara à Associação de Espadeiros de Cruz das Almas, defendendo a organização da atividade e seu reconhecimento cultural.
O presidente da Câmara explicou que a proposta não prevê ampliar áreas nem retomar a queima desordenada do passado. A ideia é reduzir os locais, definir horários, datas e regras claras. “Hoje, mesmo proibida, a espada existe. O que queremos é regulamentar para diminuir áreas e aumentar a segurança”, afirmou.
Segundo ele, a regulamentação beneficia não apenas os espadeiros, mas toda a população, especialmente quem não deseja ter contato com a queima. “A espada é um atrativo cultural e turístico, mas precisa ser organizada para garantir o direito de ir e vir das pessoas”, disse.
Como parte do processo, está prevista para fevereiro a visita técnica do SENAI, que ficará dois dias na cidade para conhecer de perto o processo de fabricação do artefato, contribuindo para critérios técnicos, capacitação e certificação.
Por fim, Euricles Neto reforçou que a proposta atual é baseada em limitação, organização e responsabilidade, respeitando a tradição do São João de Cruz das Almas, mas sem repetir os excessos de décadas passadas.
Fonte: Pauta Quente

Nenhum comentário: