Ministério da Saúde alerta para queda nos estoques e incentiva doação de sangue antes do carnaval
Com a chegada do carnaval, o Ministério da Saúde voltou a chamar a atenção da população para a necessidade de doações voluntárias de sangue, preferencialmente antes do início das festas. Historicamente, segundo a pasta, o período é marcado por redução nos estoques e aumento da pressão sobre os hemocentros.
Em comunicado, o ministério reforçou que podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos — menores precisam de autorização do responsável —, peso mínimo de 50 quilos e boas condições de saúde.
A pasta destacou ainda a importância do gesto para a manutenção da rede hospitalar em todo o país. De acordo com o ministério, “o sangue é essencial para os atendimentos de sangramentos agudos em casos de urgência e emergência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de doenças crônicas que frequentemente demandam transfusões sanguíneas, além de ser usado para a produção de medicamentos essenciais derivados do plasma”.
Dados oficiais apontam que, em 2024, foram registradas 3,31 milhões de coletas no Brasil. Já em 2025, o volume chegou a 2,71 milhões entre janeiro e outubro, conforme números preliminares. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o total de doadores corresponda a 3% da população de cada país.
Para realizar a doação, é necessário procurar o hemocentro mais próximo e atender aos seguintes critérios:
ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);
candidatos entre 60 e 69 anos precisam já ter doado antes dos 60;
apresentar documento oficial com foto, sendo aceitas também versões digitais;
pesar ao menos 50 quilos;
ter dormido mínimo de seis horas nas 24 horas anteriores;
estar alimentado, evitando comida gordurosa nas três horas que antecedem a doação. Após o almoço, a recomendação é aguardar duas horas.
O Ministério da Saúde ressalta que a colaboração da população é fundamental para evitar desabastecimento justamente em uma das épocas de maior demanda por atendimentos de urgência.
Por: blog do Valente

Nenhum comentário: