Ads Top


Choveu em Cruz das Almas: Infestação de ‘bichinhos de luz’ nas casas, entenda o motivo

Foto: Reprodução

Segundo um especialista, a infestação dos ‘bichinhos de luz’ pode estar associada à chegada da chuva. “Muitos desses insetos constroem ninhos no solo e, quando o tempo está seco, eles têm dificuldades para penetrar. Quando sentem a chuva chegando, eles partem para o período de acasalamento, para aproveitar a terra úmida e construir seus ninhos”, conta.

Por que os mosquitos ficam voando ao redor da luz? Eles são atraídos?

Quem responde é a bióloga Denise Dalbosco Dell'Aglio, doutoranda em Zoologia pela Universidade de Cambridge.

"Apesar de parecer que os mosquitos são atraídos pela luz, eles não são. Os mosquitos nos detectam de três maneiras: pela visão, e por isso durante o dia ou quando as luzes estão acesas somos diretamente atacados; por sensores químicos que localizam odores e o dióxido de carbono exalado na nossa respiração, e por sensores de calor. Durante o dia, uma dica é evitar roupas escuras, que contrastam com o ambiente quando nos movimentamos e facilitam a nossa localização. Porém não podemos esquecer que somos atacados no escuro também, pois mosquitos conseguem sentir o calor e odores do nosso corpo a uma distância de impressionantes 50 metros.

Se vocês já notaram que algumas pessoas atraem mais mosquitos, vocês estão certos. Uma a cada 10 pessoas é altamente atraente para os mosquitos. A razão disso ainda não foi totalmente solucionada, porém já se sabe que a química corporal de cada indivíduo influencia os odores que são liberados pela superfície da pele. Por isso a maioria das receitas caseiras para afastar mosquitos consiste em substâncias com odores bem fortes, tais como óleo de eucalipto, citronela e alho, apesar da eficácia desses métodos ser passageira.

Os insetos que voam em direção às lâmpadas, como mariposas e cascudinhos, também não são atraídos por ela. O que acontece é que os insetos usam a luz para se localizar. E para isso precisam de pontos fixos de luz, como o Sol, a Lua e as estrelas. Quando acendemos a lâmpada criamos uma "lua artificial" que confunde a navegação dos insetos, fazendo com que eles tentem corrigir o voo voando em círculos ao redor da lâmpada, até cansarem e caírem."


Para quem quer se livrar dos bichinhos, a orientação é apagar as luzes e fechar as janelas. Desta forma, eles são atraídos pela lâmpada dos postes e deixam as residências em paz.



Fonte: Bhaz  - Gauchazh
Título adaptado pelo Portal Cruzalmense 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.