Ads Top


Mitos e Verdades sobre Raios e Trovões



O Brasil é o país com a maior incidência de descargas atmosféricas do mundo. Portanto, é natural que os brasileiros se preocupem com o assunto e tenham diversas dúvidas a respeito. Ao longo do tempo, mitos e verdades foram surgindo e nessa época de chuvas e trovões, as rodinhas de conversa sobre o assunto vem à tona novamente…

Um raio cai duas vezes no mesmo lugar?  São os raios que queimam os aparelhos eletroeletrônicos? Mito ou verdade?

Leia este artigo e descubra como se proteger de descargas atmosféricas durante o período de chuvas.

Um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar – MITO!

Se isso fosse verdade, não haveria casos de edifícios que sofreram com a queda de raios mais de uma vez. Durante uma tempestade, na maioria das vezes o raio procura uma forma com menor resistência para atingir a terra, ou seja, as estruturas pontiagudas, elevadas e principalmente as metálicas, portanto, um edifício muito alto, atingido diversas vezes por uma descarga atmosférica.

O que muita gente desconhece é que um mesmo raio pode ocorrer várias vezes em intervalos muito pequenos, o que dá a impressão de que quando um raio cai ele pisca. Na verdade, o que ocorre é que o raio não dissipou toda sua carga, sendo assim, ele repete a descida mais de uma vez até que tenha dissipado toda a sua carga.

Raios são os maiores causadores de queima aparelhos – MITO!

Na realidade os surtos elétricos são os maiores causadores de queima de aparelhos. Estes surtos podem ser causados tanto pelos raios, quanto por variações repentinas de tensão na rede elétrica.

Nunca falar ao telefone durante as tempestades – VERDADE!

A pessoa que não respeita esta indicação certamente estará correndo riscos. Os raios podem causar surtos elétricos que transitam facilmente pela rede elétrica, pela rede telefônica e também pela televisão. Se uma pessoa estiver segurando o telefone, ela pode ser atingida pela descarga.

Estou totalmente protegido de um raio se estiver dentro de casa? MITO!

É certo que estar dentro de casa é a melhor maneira de se proteger descargas elétricas atmosféricas, mas isso não quer dizer que você está totalmente protegido. Caso a pessoa não mantenha uma certa distância ideal aparelhos eletrônicos, cabos elétricos ou qualquer material de metal, há grandes chances de que ela venha a sofrer um choque elétrico.

Estabilizador protege os aparelhos contra raios? – MITO!

Não, pois a função do estabilizador é apenas a de proteger os aparelhos da variação da tensão elétrica da rede. Para proteger os aparelhos dos raios, é necessário utilizar um DPS. (Dispositivos de proteção contra surtos elétricos)

Devo desligar os aparelhos da tomada? – VERDADE!

Os surtos provocados pelos raios nas redes elétricas são extremamente perigosos para os aparelhos. Esta atitude é altamente recomendada, mesmo nas instalações que possuem proteções contra os raios.

Para-raios protegem os equipamentos eletrônicos? – MITO!

Não! Para-raios têm a função de proteger apenas a construção, ou seja, para proteger os seus aparelhos eletrônicos, é necessário que seja instalado um dispositivo de proteção contra surtos que tem a função de evitar que as descargas elétricas cheguem até os aparelhos.

Fonte: Programa Casa Segura
Foto: Seguidora do Portal Cruzalmense

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.