Médico faz alerta sobre soluções caseiras que podem agravar ferimentos por queimaduras

Foto: Pixabay

No período das festas juninas aumentam os casos de acidentes com fogo, que podem provocar queimaduras leves, medianas e graves. Diante disto, o médico Guilherme Lazzari fez um alerta sobre as soluções caseiras, além de destacar a importância dos primeiros socorros e da rapidez do atendimento à vítima.

“A primeira atitude a ser tomada é levar a vítima para a unidade de saúde mais próxima. Caso não seja possível deslocá-la de imediato, é preciso ter muito cuidado com as soluções caseiras, que podem dificultar a avaliação médica ou, até mesmo, agravar a lesão. Passar manteiga, creme dental, café, sal, colocar gelo ou outro produto caseiro pode provocar sensação de alívio, mas são métodos contraindicados. É importante reforçar também que nunca se deve tentar retirar objetos ou roupas grudadas na queimadura e muito menos estourar as bolhas que possam surgir”, explica Lazzari.

Segundo o médico, o atendimento médico é fundamental, mas existem métodos paliativose eficazes, que devem ser adotados. “É importante afastar a vítima da fonte de calor, lavar a área afetada em água corrente e, se possível, envolver o local com panos limpos. Em todos os casos, independentemente do grau da queimadura e do local atingido, é aconselhável ainda que os pacientes bebam muito líquido e mantenham os membros afetados elevados, para alívio da dor”, orienta.

Bahia Noticias

Postar um comentário

0 Comentários