Ads Top


NOTA INFORMATIVA - ARBOVIROSES


De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde da Bahia - SESAB, o número de notificações de dengue na Bahia teve um aumento de mais de 25 mil casos, em dois meses, em todo o estado. O município de Cruz das Almas, atualmente, encontra-se em alerta epidemiológico em função dos casos notificados nos últimos dias. Os dados do último levantamento rápido realizado aponta risco médio para presença do Aedes aegypti no município.

Segundo especialistas, fatores ambientais e alguns hábitos inadequados relacionados  à prevenção, ainda se constituem como os principais responsáveis pelo surgimento dos focos do vetor (Aedes aegypti ) e possíveis casos das arboviroses, incluindo a dengue.

Ressaltamos que os trabalhos de promoção da saúde e prevenção das doenças são realizados rotineiramente pelos Agentes de Combate às Endemias, bem como pelos demais profissionais que compõem nossa rede de atenção à saúde.


Seguindo as recomendações técnicas do Ministério da Saúde, o Município vem adotando o tratamento preconizado para os casos suspeitos, de acordo com a sintomatologia apresentada pelos pacientes, bem como encaminhando material para realização do teste sorológico através do Laboratório Central do Estado, o LACEN.

Informamos ainda que as Unidades de Saúde que compõem a rede municipal, não estão realizando os testes rápidos para as arboviroses, em função da suspensão dos mesmos pelo Ministério da Saúde. Em caso de dúvidas ou apresentando sintomas como: dor de cabeça, febre, dores no corpo, manchas avermelhadas, procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para avaliação e devidos encaminhamentos.

Tranquilizamos a população e Informamos que todas as medidas possíveis estão sendo tomadas e contamos com a colaboração de todos para eliminarmos os focos dos mosquitos. Para outras informações, procurar a Vigilância Epidemiológica, localizada na Secretaria Municipal de Saúde.

E-mail: [email protected]
Fone: (75) 3621-8200


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.