Ads Top


Conheça a história do Grupo de Escoteiros de Cruz das Almas

Foto: Reprodução

O Grupo Escoteiro General Edgard da Cruz Cordeiro foi fundado no ano de 1953, na cidade de Cruz das Almas, com sede na rua Lauro Passos nº 108, na Baixinha da Vitória. Um dos lemas do grupo é “uma vez escoteiro, sempre escoteiro”, já que os que participam do escotismo seguem suas leis e a promessa um dia feita por cada um até o fim de suas vidas. O movimento é uma organização mundial educacional voltada para crianças, adolescentes e jovens que tem a oportunidade de desenvolver diversas áreas de suas vidas, que são: emocional, intelectual, físico, social, espiritual e afetivo. Em Cruz das Almas, não é diferente. O grupo tem diversos serviços sociais prestados e trabalhos relevantes para a sociedade.

NO MUNDO: O Movimento Escoteiro foi fundado em 1907 pelo General Robert Baden-Powell, na Inglaterra. Sem pretender trazer a rigidez militar para o Movimento Escoteiro, Baden-Powell aproveitou os elementos positivos de fomento à camaradagem, iniciativa, coragem e autodisciplina, bem como técnicas que seriam úteis no desenvolvimento dos jovens para criar um movimento educacional.

NO BRASIL: Em 17 de abril de 1910, encerrando um ciclo de quatro anos de renovação da frota naval brasileira, o Encouraçado Minas Gerais chegava ao Brasil, vindo da Europa, com um grupo de oficiais que trazia consigo uniformes e acessórios escoteiros, depois de acompanhar o enorme sucesso que o Movimento fazia na Inglaterra. O grupo logo se organizou para fundar a primeira associação escoteira, chamada de Centro de Boys Scouts do Brasil, no Rio de Janeiro. A palavra “escoteiros” só surgiu alguns anos depois, ocupando o lugar do termo “scrutar”, adotado assim que o Escotismo chegou ao país. Rapidamente o Movimento Escoteiro se espalhou por todo o território nacional, inicialmente com diversas associações independentes, até que, em 4 de novembro de 1924, foi criada a União dos Escoteiros do Brasil, acompanhando o desejo de Baden-Powell de ver o senso de unidade entre os diversos grupos escoteiros em cada país.

EM CRUZ DAS ALMAS: O Grupo Escoteiro General Edgard da Cruz Cordeiro foi fundado no dia 31 de agosto de 1953 por Carlos Humberto Pires Ferreira, o Chefe Carlos que, trabalhando no Instituto Agronômico do Leste, veio residir em Cruz das Almas.

A FLOR DE LIS:
Baden-Powell escolheu a Flor de Lis como símbolo do Movimento Escoteiro por ela ser utilizada em mapas indicando o norte, que representa para o Escoteiro o verdadeiro caminho a ser seguido, sem se desviar na sua conduta. Na Flor de Lis da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, as três pontas representam as três partes da Promessa Escoteira: deveres para com Deus, obediência à Lei Escoteira e serviço ao próximo. As duas estrelas com cinco pontas cada representam Verdade e Conhecimento, e as dez pontas das estrelas nos lembram os dez artigos da Lei Escoteira. O círculo que une as três pontas da Flor de Lis representa o laço da irmandade que nos mantém unidos, e a corda que a envolve, amarrada com um nó direito, representa a força e a união da Fraternidade Mundial. As cores escolhidas por Baden-Powell foram branco com o fundo roxo; em heráldica, o branco representa a pureza e o roxo liderança e serviço ao próximo. Desde o início do Movimento Escoteiro, mais de 250 milhões de jovens e adultos já utilizaram a Flor de Lis do Movimento Escoteiro, tornando-a um dos símbolos mais reconhecidos no mundo.




(FONTES: http://www.reportertatu.com.br/2018/08/grupo-escoteiro-de-cruz-das-almas.html ;http://www.escoteiros.org.br/arquivos/internacional/CNRI_escotismo_mundial.pdf; www.escoteiros.org.br/historia/ )

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.