Inscrições para o PNAE estão abertas em Cruz das Almas

Imagem: reprodução / FNDE

A Secretaria Municipal de Educação de Cruz das Almas (SEME), abriu as inscrições para o “Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, do Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola.

Tal curso disponibiliza informações sobre a concepção, finalidade, gestão e operacionalização do Programa, sobre os objetivos e atribuições do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) – e sobre as exigências e responsabilidades relacionadas à elaboração dos cardápios da alimentação escolar. Podem se inscrever profissionais de educação da rede pública de ensino, técnicos, gestores públicos estaduais, municipais e escolares, Conselho de Alimentação Escolar, Setor de Alimentação Escolar e Estagiários da rede municipal de ensino.

O período de inscrição vai até o dia 10 de julho de 2019. Os interessados devem solicitar o formulário de inscrição por meio do e-mail formacaopelaescolacruz@hotmail.com. Este formulário será encaminhado por e-mail e, após preenchimento, o interessado enviará para o mesmo e-mail.

Serão abertas duas turmas limitadas a 40 vagas. A tutoria municipal estará encarregada de responder todos os e-mails, esclarecendo as eventuais dúvidas.

O curso terá a duração de 43 dias, iniciando em 15 de julho e concluindo em 23 de agosto de 2019. Apesar dos estudos serem totalmente a distância na plataforma do FNDE, os cursistas deverão participar de dois encontros presenciais que fazem parte do processo avaliativo do curso. O primeiro encontro será em julho e segundo em agosto.

As datas, local e horário dos encontros serão informados aos matriculados.

Certificado emitido pelo MEC após conclusão e aprovação no curso.

É fundamental que os cursistas tenham conhecimentos de informática e um horário semanal para a realização das atividades propostas.


O que é o Formação pela Escola?
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) quer estimular toda a comunidade escolar a contribuir ainda mais com a qualidade na educação. Por isso, criou o Formação pela Escola, em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC).

O Formação pela Escola é um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação das pessoas envolvidas com execução, acompanhamento, avaliação, controle e prestação de contas de programas do FNDE.

A cada bimestre um novo curso é ofertado no município. Em 2019 os cursos Competências Básicas e Censo Escolar da Educação Básica já foram oferecidos em Cruz das almas.

São estes os cursos oferecidos atualmente pelo Programa:

Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE
Competências Básicas;
Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE;
Programas de Transporte do Escolar – PTE;
Programas do Livro – PLi;
Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb;
Controle Social para Conselheiros;
Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação – Siope;
Censo Escolar da Educação Básica – Sistema Educacenso.


Fonte: www.fnde.gov.br - via Folha Cruz 

Secretaria Municipal de Educação / Cruz das Almas – Bahia.

Postar um comentário

0 Comentários