Ads Top


Feriado de 15 de setembro: Dia da Padroeira de Cruz das Almas


Nas Ășltimas dĂ©cadas Cruz das Almas se acostumou a celebrar a Festa em louvor a Nossa Senhora do Bom Sucesso no dia 08 de dezembro (Festa da Imaculada Conceição). Da mesma forma, outras parĂłquias da Diocese do RecĂŽncavo, Ă  exemplo de Sapeaçu, Governador Mangabeira e Cachoeira, tambĂ©m festejam Nossa Senhora em 08 de dezembro.

Como a Virgem do Bom Sucesso passou a ser a Padroeira da Diocese, evidenciou-se a necessidade de alteração na data da sua Festa, de modo que nĂŁo haja impedimentos Ă  efetiva participação de todas as suas ParĂłquias. NĂŁo hĂĄ como fazer a Festa da Padroeira com a ausĂȘncia de representaçÔes das parĂłquias que no mesmo dia a estarĂŁo festejando em seus territĂłrios!

(…)

Em nome da unidade diocesana e da participação, optou-se, a partir de 2010, pela alteração da data da Festa para 15 de setembro. A Lei Municipal N° 2109/2010 instituiu a mudança do feriado do dia da Padroeira.

Conheça a histĂłria de Nossa Senhora do Bom Sucesso: 

A origem da invocação não é tão clara. A primeira notícia da Invocação da Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo, sob o título de Nossa Senhora do Bom Sucesso vem de Lisboa em Portugal do século XVI ou XVII.

Na obra “SantuĂĄrio Mariano” de Frei Agostinho de Santa Maria, no destaque de uma primeira autora consultada, fala-se de uma condessa chamada D. Eyria de Brito. Ela recebeu uma imagem da Virgem de um peregrino, misteriosamente (provavelmente antes da data apresentada depois pela mesma autora de 1629) em sua porta, sem nada cobrar e desaparecendo em seguida. Começou a intitulĂĄ-la “da Conceição”. Era uma imagem de roca, de 2 palmos e meio, meio corpo de madeira de bordo, com braços de engonço e assim sĂł tinha a cabeça e as mĂŁos encarnadas. D. Eyria, jĂĄ viĂșva, funda um convento com suas posses e lĂĄ se instalam religiosas dominicanas, que lhe puseram o Menino Jesus nos braços e lhe deram o tĂ­tulo de “Bom Sucesso” por revelação que teve uma religiosa, tornando-se o orago da casa.

É documentado que o “ColĂ©gio do Bom Sucesso” em Lisboa, foi fundado pelo padre irlandĂȘs Daniel O’ Daly em 1639, depois de nove anos de luta para abrigar religiosas dominicanas vindas da Irlanda e que sofriam perseguiçÔes. Este colĂ©gio ainda existe e a iniciativa contou com a vontade da condessa D. Iria de Brito (sic), senhora viĂșva e sem descendentes em doar a sua quinta de BelĂ©m para a ordem religiosa.

Outra versĂŁo sobre a origem da devoção que, curiosamente, cita a mesma fonte do “SantuĂĄrio Mariano”, parece nĂŁo levar em conta a versĂŁo anterior. Este autor destaca: ”Com a ocasiĂŁo de se fazerem na sacristia da Igreja do Hospital Real de Todos os Santos, obras, se descobriu dentro de uma parede em um vĂŁo no ano de 1656, uma imagem de Nossa Senhora cuja aparição ou manifestação se moveu a cidade de Lisboa, toda a venerĂĄ-la como imagem milagrosamente aparecida… tambĂ©m constou ou por escrito ou por escrituras da mesma Casa do Hospital Real, ter misteriosamente esta santa imagem o tĂ­tulo de Bom Sucesso.” Quanto ao tempo que esteve oculta, continua nosso segundo autor; Ă© tradição que foi escondida com outras dos ingleses, mas nĂŁo se explica porque ficou escondida apĂłs passar o perigo dos hereges luteranos, calvinistas e outros.

Caminhos primeiros da devoção

O tĂ­tulo sobre o qual a invocaram, neste primeiro momento, se ligarĂĄ fortemente Ă  morte feliz, seguindo o segundo autor. Ou seja, “Bom Sucesso dos Agonizantes”. Percebemos a participação chave do Padre InĂĄcio Mascarenhas, religioso da Companhia de Jesus. Por este padre, a imagem começa a ser venerada mo ColĂ©gio de Santo AntĂŁo e na Casa Professa de SĂŁo Roque da Companhia de Jesus, em Lisboa. Sua disposição foi criar uma Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte “Ă  imitação e com os santos exercĂ­cios de outra que em Roma havia na Casa Professa da mesma Companhia”.

Assim, com o achado da imagem, ele funda a Irmandade do Bom Sucesso dos Agonizantes. A invocação passa a ser Nossa Senhora do Bom Sucesso dos Agonizantes e de Cristo Crucificado, nas trĂȘs horas em que esteve agonizando na sua cruz: porque assim era o da Irmandade da Anunciada em Roma. A Imagem de que se fala Ă© com as mĂŁos levantadas e terĂĄ de quatro para cinco palmos. Em Portugal, alĂ©m do ColĂ©gio do Bom Sucesso em Lisboa, encontramos a devoção na cidade do Porto, onde existe uma capela do sĂ©culo XVIII a ela dedicada e uma igreja na Figueira da Foz.

A invocação no Brasil

O primeiro lugar que temos notícia desta invocação em terras brasileiras é no Rio de Janeiro onde, no Largo da Misericórdia, no centro da cidade antiga, o Hospital da Santa Casa recebeu uma imagem vinda de Portugal. Segundo MEGALE, em 1637 (o que fica difícil de ligar às datas anteriores), veio para o Rio de Janeiro o padre Miguel Costa, do håbito de São Pedro, e trouxe a imagem venerada na Santa Casa de Misericórdia.

TambĂ©m a cidade do Rio de Janeiro tem atualmente o bairro Bonsucesso. Nele, duas parĂłquias que suas matrizes recebem a invocação de Nossa Senhora do Bonsucesso: uma Ă© de 1920 e outra, Nossa Senhora do Bonsucesso de InhaĂșma, Ă© de 1966.

Em SĂŁo Paulo, tem-se notĂ­cia jĂĄ do final do sĂ©culo XVII. Segundo LIMA JÚNIOR, a devoção veio de Lisboa para o ColĂ©gio SĂŁo Paulo dos JesuĂ­tas (nĂșcleo da futura cidade de SĂŁo Paulo), de onde se propagou pelo vale do ParaĂ­ba pela palavra dos padres da Companhia de Jesus. Em [[Pindamonhangaba]], Nossa Senhora do Bom Sucesso vai ser o orago principal da Igreja Matriz, depois SantuĂĄrio em 1792. Pindamonhangaba, que quer dizer em tupi-guarani “onde se fazem anzĂłis”, tem uma histĂłria complicada como a origem da devoção. A primeira versĂŁo diz que o lugarejo no sĂ©culo XVII estava sob a invocação de SĂŁo JosĂ© e tinha uma capela Ă  Nossa Senhora do Bom Sucesso ereta pelo Padre JoĂŁo de Faria Fialho. Para elevar o povoado a freguesia Ă© o corregedor real forçado assinar o documento. Tempo depois, Ă© extinta a freguesia e recriada, no inĂ­cio do sĂ©culo XVIII, mas com o nome de Vila de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Pindamonhangaba. Outros jĂĄ colocam a vila como fundada pelo Padre JoĂŁo de Faria Fialho, o Padre Faria, sendo que a troca da Igreja velha para a Igreja nova gerou a confusĂŁo do orago, pois a velha tomou o orago de SĂŁo JosĂ©. Fato Ă© que este Padre Faria teve uma importĂąncia capital na Vila de Pindamonhangaba; ele e suas aventuras pelos sertĂ”es das Minas Gerais.

Também em São Paulo, a invocação de faz presente no orago das Matrizes: Monteiro Lobato, paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso de 1857, diocese de São José dos Campos; Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Paranapanema, paróquia em 1859 na diocese de Itapetininga; Santuårio de Nossa Senhora do Bonsucesso em Guarulhos de 1950 e também temos a localidade de Bom Sucesso de Itararé na diocese de Itapeva.

Outro lugar que nos då notícia de Nossa Senhora do Bom Sucesso é o estado do Paranå. Em Guaratuba encontramos a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Esta paróquia é de 1771 e pertence a diocese de Paranaguå. Também a paróquia de Bom Sucesso do Sul, de 1965, é a Ela dedicada e é da diocese de Palmas-Francisco Beltrão. Também temos a cidade de Bom Sucesso da Diocese de Maringå cuja paróquia é do Divino Espírito Santo de 1954.

As notĂ­cias do Nordeste sĂŁo as mais diversas. A primeira vem da cidade de Aquiraz, no CearĂĄ, onde os jesuĂ­tas fundaram um “hospĂ­cio”, posto de hospedagem, para os padres missionĂĄrios na catequese dos aborĂ­genes. A residĂȘncia apostĂłlica tambĂ©m abrigou o primeiro centro de ensino do estado e seu primeiro seminĂĄrio, constituindo-se num dos Ășnicos pĂłlos difusores da cultura daquele tempo. O que restou do extinto estabelecimento sĂŁo apenas ruĂ­nas da antiga capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso, construĂ­da em 1753. Localiza-se na parĂłquia de SĂŁo JosĂ© de Ribamar de 1713 na Arquidiocese de Fortaleza. Neste Estado, ainda encontramos em Tamboril uma quase-parĂłquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso(2000).

Em CurimatĂĄ, no PiauĂ­, encontramos a parĂłquia Nossa Senhora do Bonsucesso de 1964.

Na Paraíba, em Pombal, encontramos outra paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso de 1772. Também neste Estado encontramos a cidade de Bom Sucesso da diocese de Cajazeiras que tem sua Matriz dedicada a São José. Na Bahia encontramos duas paróquias do século dezenove: em Cruz das Almas, paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso de 1815 e em Ibitiara, diocese de Livramento de Nossa Senhora, paróquia de 1877.

Nenhum comentĂĄrio:

Tecnologia do Blogger.