UFRB anuncia ampliação de restaurante universitário do campus de Cruz das Almas



A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) anunciou nesta segunda-feira, 16 de dezembro, a obra de reforma e ampliação das instalações do Restaurante Universitário, no campus de Cruz das Almas. O objetivo da reforma é ampliar o atendimento para as três categorias da comunidade acadêmica (discentes, docentes e técnicos administrativos).

Atualmente, são atendidos pelo RU apenas discentes assistidos pelo Programa de Permanência Qualificada (PPQ), num total de 236 bolsistas, contabilizando aproximadamente 600 refeições diárias. Para elaboração do projeto, levou-se em consideração a ampliação da capacidade de produção para 3.000 refeições diárias, sendo ofertadas até 1.000 por turno (café da manhã, almoço e jantar). “Essa reforma é uma das grandes expectativas da comunidade acadêmica e os ganhos serão significativos para todos, porque teremos condições mais adequadas para atender um público muito maior”, avalia o pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), Carlos Alberto de Paulo.

As principais intervenções da reforma ocorrerão com o aumento da área do refeitório e das estruturas internas para ampliar a capacidade de atendimento. Além disso, serão feitas adaptações que garantam o livre acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida aos espaços de uso comum. “Esse projeto começou a ser pensado há alguns anos, com a ajuda das nutricionistas e docentes do Centro de Ciências da Saúde. Para isso, visitamos restaurantes de fábricas e de outras instituições federais de ensino superior para usar como referência”, explica a arquiteta Carlane Feitosa, da Coordenadoria de Infraestrutura e Meio Ambiente (CIMAM).

No modelo atual, o Restaurante Universitário do campus de Cruz das Almas possui estrutura com 680m² de área construída. Após a conclusão da reforma e ampliação, a área total construída será de 1.223,72 m², incluindo áreas de convivência, unidades administrativas, salas de preparo e estocagem dos alimentos. O projeto aprovado considerou a expansão do serviço e a manutenção de uma equipe de 10 funcionários para dimensionamento das instalações e pleno funcionamento do local. Também foi considerado que a maior parte dos insumos será recebida e armazenada em espaço externo ao RU, sob gestão de empresa contratada.



O RU será fechado no mês de janeiro de 2020 para início das obras e a previsão de entrega da nova estrutura é em dezembro do mesmo ano. “Estamos aproveitando o recesso das aulas na UFRB para o início das obras, a fim de evitar ao máximo os eventuais transtornos. A perspectiva é que eles serão temporários e têm como objetivo o melhor aproveitamento do espaço”, disse o pró-reitor, Carlos Alberto de Paulo. Vinculado à PROPAAE, o restaurante funciona todos os dias, incluindo finais de semana, e dispõe de cardápio acompanhado por nutricionista.

Durante o tempo em que o restaurante estiver fechado para reforma, os discentes atendidos pelo PPQ irão receber uma bolsa de auxílio pecuniário à alimentação no valor de 330 reais. A estrutura das cozinhas das Residências Universitárias também receberá investimentos em equipamentos e um maior abastecimento de água e gás para garantir a preparação dos alimentos pelos estudantes.

ASCOM - UFRB

Postar um comentário

0 Comentários