Ads Top


Mensagem de Dom Antonio Tourinho para o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes

Foto: Divulgação/PASCOM

Nesta sexta-feira, 19, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, os fiéis católicos são chamados a rezar pelo santificação dos sacerdotes. Confira a mensagem de Dom Antonio Tourinho Neto, Bispo da Diocese Cruz das Almas. Leia na íntegra abaixo.

Todos os anos, na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebra-se o Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. Esta iniciativa se deu por parte do Papa São João Paulo II em 2002 que quis incentivar os padres a refletirem sobre a importância e dignidade de sua vocação.

Na homilia da Quinta-feira Santa deste ano o Papa Francisco lembrou aos padres que, “para servir aos outros eles precisam permitir-se, por primeiro, ser servidos por Cristo. Tal como São Pedro, os sacerdotes devem estar dispostos a ser levados por Cristo para onde eles não querem ir; precisam deixar ser perdoados por Cristo e amados por Cristo para que, por sua vez, sejam distribuidores de perdão divino e amor para os outros”.

O Santo Padre também lembrou daqueles corajosos sacerdotes que exerceram seu ministério no hospital e que morreram em serviço aos irmãos que sofrem vitimados pelo COVID-19.

Como Bispo da Diocese de Cruz das Almas desejo consagrar ao Sagrado Coração de Jesus os padres que fazem parte do nosso clero diocesano. Ainda são poucos os sacerdotes em relação ao grande desafio imposto pela urgência da missionariedade e da evangelização. Contudo, nossos amados padres não desanimam e nem reclamam. Pelo contrário, se lançam na árdua missão de pastorear o rebanho de Cristo, colaborando alegremente e intensamente com o meu ministério episcopal. Agradeço a Deus por nossos sacerdotes e coloco cada um no centro do Coração de Jesus e sob a intercessão do Imaculado Coração de Maria.

Convoco os fiéis leigos a rezarem durante todo o dia 19 de junho, sexta-feira, pelos padres e por mim também, para que sejamos até o fim das nossas vidas verdadeiros homens à imagem de Cristo, o Bom pastor; homens ungidos pelo Espírito Santo para ungir; que sejamos para aqueles que nos foram confiados a consolação do amor de Deus.

Sobre o sacerdote dos tempos atuais, o Papa Francisco lembra aos padres do mundo inteiro que: “A unção sacerdotal requer a oferta da própria vida, isto é, quando ungimos, distribuindo-nos a nós mesmos, distribuindo a nossa vocação e o nosso coração aos outros”.

É neste sentido que o Papa Francisco apresenta como uma das intenções de oração do Apostolado da Oração deste mês: “Para que os sacerdotes se sintam chamados a comprometerem-se em uma ativa solidariedade para com os mais pobres, tornando-se assim um sinal vivo da presença de Cristo, que oferece a vida por seu povo”.

Que este Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes seja, portanto, uma ocasião de oração para que o Sagrado Coração de Jesus, fonte e refúgio de toda existência sacerdotal, acompanhe os passos dos sacerdotes da Diocese de Cruz das Almas com o poder da graça divina.

Antonio Tourinho Neto - Bispo Diocesano de Cruz das Almas.


PASCOM Bom Sucesso

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.