Ads Top


Professor explica o motivo da localidade de São José pertencer a Muritiba e não a Cruz das Almas

Foto: Reprodução/Cruz das Almas News

O professor titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Janio Roque, escreveu nas redes sociais neste domingo (20), o motivo da localidade de São José pertencer a Muritiba e não a Cruz das Almas. Segundo o educador, um rio é o fator dominante para responder esse questionamento.

Por que a localidade de São José pertence à Muritiba e não a Cruz das Almas?

O que alimenta questionamentos dessa natureza é a proximidade geográfica dessa localidade em relação à área urbana da sede municipal de Cruz de Cruz das Almas. Para entender o porquê dessa dúvida de natureza territorial, deve-se, inicialmente, explicar a diferença entre município e cidade.

O primeiro é formado pelas áreas rurais (sítios, fazendas) e pelas áreas urbanas (sede municipal e sedes distritais). A segunda se constitui é a sede municipal, onde está localizada prefeitura (poder executivo) e a Câmara de vereadores / vereadoras (poder legislativo). Muitas vezes, o limite territorial entre dois municípios passa próximo a uma sede municipal, como é o caso de Cruz das Almas (limite territorial com Muritiba) e da cidade de Santo Antônio de Jesus (limite territorial com Conceição do Almeida).

A inexistência de um elemento geográfico natural expressivo, como um rio, explicitando visualmente esse limite territorial, pode gerar mais confusão ainda na cabeça do morador, que fica em dúvida em relação ao município onde sua casa está localizada. Aliás, é muito comum no Brasil alguns sítios, fazendas estarem localizados em dois municípios. Quando há uma proximidade desse limite territorial com a sede municipal, as dúvidas territoriais podem ser maiores ainda. Mas o caso de São Jose´do Itaporã é fácil de explicar: o limite territorial entre Muritiba e Cruz das Almas é o Rio Capivari, um afluente do Rio Paraguaçu, que passa relativamente próximo a área de expansão urbana de Cruz das Almas. Usando-se a nascente como referente geográfico, São José está situado do lado esquerdo do referido rio, que é área territorial de Muritiba. Do lado direito é Cruz das Almas.

O que as vezes confunde as pessoas é que a distância de São José para a cidade de Cruz das Almas é bem menor que a distância daquela localidade para a sede municipal de Muritiba, que está situada nas proximidades da divisa territorial com os municípios de Governador Mangabeira e São Félix. Portanto, apesar da proximidade geográfica em relação a Cruz das Almas, a localidade de São José está localizada integralmente na área territorial do município de Muritiba.

Por: Janio Roque Barros de Castro via Portal Cruzalmense

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.