Ads Top


Cruz das Almas: Internautas criticam CDL por antecipação do feriado de 20 de novembro

Foto: Reprodução


A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicruz e o Sindilojas, de Cruz das Almas, anunciaram nesta sexta-feira (5), a antecipação do feriado municipal do Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), para o dia 16 de fevereiro, terça-feira de carnaval. 

Após o anúncio, as redes sociais se encheram de comentários. Os internautas criticaram a decisão das entidades pela antecipação do feriado, que homenageia o líder quilombola Zumbi dos Palmares e, que é considerado um marco na luta contra o racismo.

No facebook, várias pessoas se manifestaram indignadas  pela antecipação. "Gostaria de entender porque o Comércio de Cruz das Almas é contra o feriado de 20 de Novembro no Município,? Não RESPEITAM esse dia de Luta e Consciência para o POVO PRETO. Estamos em Fevereiro e querem antecipar um Feriado de Novembro.  E os Feriados que antecedem?", questionou uma internauta.

Um outro internauta, escreveu que o 20 de novembro representa a história do povo negro e que a antecipação do feriado não deve ocorrer. "O comércio de Cruz das Almas trocou o feriado de 20 de Novembro para terça-feira de carnaval ! Fazem da história um verdadeiro carnaval de conveniências e anularam a consciência negra. Não represento movimentos negros, mas me indignei com a falta de respeito as leis e a história . Isso é algo preocupante. O Brasil comemora em 20 de novembro o Dia Nacional da Consciência Negra. A data homenageia Zumbi dos Palmares, que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade e simbolizou a luta do povo negro contra a escravidão. A data foi oficializada por uma lei aprovada pelo Congresso (Lei 12.519/2011). Aqui no Município há também uma lei municipal que estabelece o dia como feriado na cidade . Portanto , com todo respeito ao CDL  e ao Sindilojas , vocês não tem legitimidade pra fazer acordo nem mesmo o prefeito para acatar e suspender, sem autorização legislativa . Só quem pode suspender efeitos da lei é o Poder legislativo .  Me parece que aqui não entenderam mesmo o sentido desse feriado para história da escravatura que muitos pensam que passou , mas  não passou e não acabou , a prova é o racismo estruturante, infelizmente".

Veja o comunicado das entidades sobre antecipação do feriado:

Até o momento, a CDL, Sindicruz e o Sindilojas não se manifestaram. O Portal Cruzalmense abre o espaço para qualquer esclarecimento.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.