Ads Top


Covid-19: Comissão da BA autoriza vacinação de pessoas com doenças crônicas, deficiências permanentes e gestantes

Foto: Valter Pontes/Secom

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que tem representantes dos 417 municípios da Bahia, autorizou a inclusão de pessoas com doenças crônicas, deficiência permanente, gestantes e puérperas – mães de recém-nascidos – na lista de prioridades da vacinação contra a Covid-19. [Veja lista abaixo]

Com base no Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, essa vacinação será escalonada por faixa etária. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a medida já vale para o domingo (2) e contemplará 1,7 milhão de baianos.

Na primeira fase, serão vacinadas pessoas com idades entre 59 a 55 anos, que se enquadrem nos grupos de vacinação. No caso das pessoas com deficiência permanente, é preciso que estar cadastrado no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Também está autorizada a imunização das gestantes e puérperas que comprovem a existência de comorbidades, independentemente da idade. Nestes casos, a única ressalva será a indicação clínica dos fabricantes de vacina dos imunizantes que são para maiores de 18 anos.

Essas gestantes e puérperas precisarão comprovar a condição de risco com documentação, como exames, receitas, relatório médico, prescrição médica, dentre outros.

A vacinação poderá ser aplicada independentemente da idade gestacional. No caso das puérperas, a orientação é interromper o aleitamento materno.

Ainda segundo a Sesab, a faixa etária de outros grupos que já começaram a ser vacinados, como trabalhadores da educação, forças de segurança e rodoviários será ampliada, à medida que todas as pessoas com doenças crônicas e deficiência permanente com mais de 40 anos sejam vacinadas.


Fonte: G1 - Bahia


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.