Ads Top


Bem-estar animal: Prefeitura de Cruz das Almas promove serviços e ações de proteção dos animais de rua


Com a criação do Centro de Acolhimento e Bem-Estar Animal, inaugurado há um mês, Cruz das Almas consolidou uma rede de proteção e promoção da saúde dos animais de rua. Ao longo do último ano, a Prefeitura implementou uma série de ações e políticas públicas, como a identificação com microchip e o Samu Pet, que resgata cães de rua doentes ou feridos e os encaminha para tratamento no Centro de Acolhimento.

Os serviços são executados por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seama). “São ações coordenadas que buscam manter o controle populacional dos animais de rua. Infelizmente, ainda há muitos casos de maus-tratos e abandono no nosso município, o que agrava a situação. É um grande desafio enfrentar esse problema, mas estamos fazendo o nosso trabalho com determinação”, comentou o titular da Seama, Márcio Rebouças.

Ações em números

Desde que foi implementado em 2021, o Samu Pet já resgatou 191 animais de rua que sofreram acidentes, estavam feridos, doentes ou em situação de risco. Outra iniciativa inédita no município é a microchipagem, que já beneficiou 52 animais. No procedimento, é aplicado um dispositivo com um código de identificação individual para registrar informações sobre o animal.

Além disso, a criação do Centro de Acolhimento possibilitou a realização de intervenções cirúrgicas, com o apoio de professores e estudantes de Medicina Veterinária da UFRB. Até o momento, 34 animais já foram castrados e a expectativa é de que sejam realizadas cerca de 6 esterilizações por semana no local. A equipe de profissionais também realiza outros procedimentos e atendimentos clínicos nos animais, que agora contam com uma estrutura apropriada para passar pelas operações.

Entre as intervenções já feitas no Centro de Acolhimento estão 2 cirurgias de amputação, 1 colopexia, 2 herniorrafias perineal, 2 enucleações, 1 parto distórcico, 1 correção de prolapso retal, 4 OSH emergência (piometra), 1 desobstrução uretral e 1 penectomia, além de 18 quimioterapias, que iniciaram ainda no antigo canil e depois passaram a acontecer no novo equipamento.

Para encontrar um lar definitivo, a Seama também executa ações de incentivo à adoção responsável, como a campanha AdotaPet, que divulga os animais por meio do Instagram, e a Feira de Adoção Me Leva Para Casa. Ao todo, 98 animais foram adotados e ganharam uma nova família.

ASCOM

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.