Novo São João de Cruz atraiu mais de 500 mil visitantes

Ainda em março deste ano, Cruz das Almas saiu na frente quando anunciou a volta dos festejos juninos. A expectativa era alta e a Prefeitura Municipal investiu em um novo conceito para a festa, que incluiu uma programação com 26 shows de grandes atrações e um novo endereço para a festa. O evento foi um sucesso e surpreendeu com muita alegria no maior São João da história da cidade.

Batizado de Circuito Luiz Gonzaga, o espaço localizado na Avenida Getúlio Vargas sediou o São João de Cruz entre os dias 22 e 26 de junho. No palco montado nas proximidades da antiga estação ferroviária, o público cantou junto com artistas como Tarcísio do Acordeon, Simone da dupla Simone & Simaria, Tayrone, Maiara & Maraisa, Márcia Fellipe, Bell Marques, Dorgival Dantas, Santanna, O Cantador, Amado Batista, Alcymar Monteiro e Vitor Fernandes.

Para o prefeito Ednaldo Ribeiro, o sucesso do novo São João de Cruz é resultado de um esforço coletivo para resgatar o protagonismo cruzalmense na Bahia. “Encaramos o desafio de trazer de volta a Cruz das Almas o título de melhor São João da Bahia e conseguimos com muito trabalho. Criamos uma estrutura com toda a grandiosidade que a festa precisava para crescer, sem deixar de lado a segurança e organização do evento”, destacou o gestor.

Profissionalização da festa

Entre as mudanças, destacou-se a preparação de toda a área do arraiá com um circuito fechado, as entradas com detectores de metais, o planejamento dos shows, a plataforma para vídeos 360 graus e a criação do camarote. Outro aspecto positivo foi a estrutura e organização da Praça de Alimentação e das barracas de comidas e bebidas.

Há sete anos colocando barraca no arraiá, Katia dos Reis comemorou a volta dos festejos que ajudam na renda de toda a família. “O São João está uma maravilha. Agora estou podendo trabalhar depois de dois anos parada dentro de casa. É com isso aqui que ganho meu pão de cada dia”, contou a barraqueira.

Além disso, chamou a atenção a rapidez na solução dos imprevistos, como o cancelamento da apresentação de Wesley Safadão, que foi substituído pelo espetáculo impecável de Bell Marques. Assim, com a estrutura de dois palcos e o cuidado com a experiência oferecida ao público, a festa transcorreu de forma dinâmica todos os dias.

Dessa forma, a agilidade da organização deu ao músico cruzalmense Cauã Mafra a oportunidade de se apresentar no circuito principal do São João de Cruz das Almas pela primeira vez. O show do jovem cantor de 18 anos não estava previsto na programação, mas o artista ganhou a chance de subir ao palco na última noite do arraiá.

“Fui convidado para tocar enquanto a produção de Vitor Fernandes não chegava. Chamei meus amigos que já estavam na festa e para a gente foi uma oportunidade, mesmo com a banda reduzida. Pegamos um público novo e grande, que não conhecia o nosso trabalho. Foi de última hora, mas eu acredito que teve um dedo de Deus para tudo dar certo”, contou Cauã, que se apresentou ao lado de quatro músicos, com sanfonas, zabumba e triângulo.

São João raiz

Outros artistas locais também cantaram ao longo do São João de Cruz. No Circuito Luiz Gonzaga aconteceram os shows de Paulinha Oliveira Forrozeira, Rasga Tanga, Laços do Forró, Acarajé com Camarão, Orquestra Forró Metal, Filipe Ramos e João Junior. Já no Circuito Alternativo Oton Silva, na Praça Senador Temístocles, se apresentaram mais 20 atrações locais.

A programação do circuito principal contou ainda com shows de Solange Almeida, Kart Love, Danniel Vieira, Cicinho de Assis, Adelmario Coelho e Luisinho Vaqueiro. “A grade de atrações combinou a tradição do forró e dos ritmos juninos, nomes do cenário nacional e os artistas da terra. Elevamos o São João de Cruz das Almas para um patamar de profissionalização. Já estamos avaliando a festa deste ano e estudando ainda mais melhorias para 2023”, garantiu o prefeito Ednaldo.

As festas juninas da cidade também foram marcadas pelo resgate da cultura popular e das tradições. Depois de dois anos de espera por conta da pandemia, os arrastões e bloquinhos juninos voltaram a desfilar nas ruas ainda maiores, reunindo milhares de pessoas. Em cada canto, a população local e os turistas brincaram com alegria a essência do São João do interior.

Para consolidar o movimento de retomada das raízes juninas cruzalmenses, a Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer inovou com a criação do bloco Forró Elétrico. A manifestação cultural foi comandada pelo músico Robertinho Lago, que animou a todos com sua guitarra tocando os ritmos do São João nas avenidas principais do centro até chegar ao Circuito Luiz Gonzaga.

São João com segurança

De acordo com estimativa da Prefeitura e da Polícia Militar, 500 mil visitantes estiveram na cidade no período junino. Além da programação principal, os turistas também tinham opções de visitar a Vila Artesã e a Feira da Agricultura Familiar e curtir os blocos juninos que percorriam as ruas, as festas privadas, como o Forró do Bosque, e o Circuito Alternativo Oton Silva.

Segundo o Delegado da Polícia Civil de Cruz das Almas, Filipe Ghiraldelli, o São João de Cruz se destacou na segurança com números positivos, em comparação a outros municípios. Entre os fatores que contribuíram nesse resultado, o delegado destaca a organização do evento, o trabalho árduo das polícias Militar e Civil e o comportamento dos visitantes. 

“Pela quantidade de pessoas na festa, o número de ocorrências foi irrisório. Foram situações muito pontuais. A população está de parabéns pois a maioria veio para aproveitar a festa com tranquilidade”, explicou Filipe. Para garantir a segurança de todos, o evento contou ainda com apoio da Guarda Civil Municipal, Bombeiros Militares e de uma empresa de segurança privada, além do sistema de videomonitoramento com câmeras fixas e de 360 graus.

Ascom – Prefeitura de Cruz das Almas


Postar um comentário

0 Comentários