Censo 2022: 52 recenseadores se dividem e coletam dados por toda a cidade
Foto: Reprodução |
O Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) está realizando o Censo 2022 em todo o país e tem a importante missão de coletar dados e traçar o perfil atual da população brasileira. A Prefeitura tem apoiado o trabalho do IBGE que desde o dia 1° de agosto está fazendo visitas aos moradores. Ao todo, 52 recenseadores estão distribuídos pela cidade coletando dados da população. Nesta primeira fase, serão feitas visitas em casas da zona urbana e depois na zona rural do município.
Mas qual a importância do Censo? Ele é a única maneira de coletar informações sobre a situação de vida da população em cada um dos municípios e localidades do país. O questionário é aplicado pelos profissionais todos os dias da semana, em horários diversos, inclusive, podendo acontecer aos finais de semana. O questionário aborda temas como: emprego, saneamento básico, renda, escolaridade, saúde e outros.
O coordenador regional do IBGE, João Moraes, que há 42 anos trabalha no Órgão, conta que esse é o 5º Censo que participa e destaca a importância de os moradores responderem corretamente o questionário. “O IBGE é o único Órgão que realiza o Censo. E para o município é de extrema importância, para que venha benefícios para a saúde, educação, segurança e tudo isso depende de identificarmos a realidade de cada um. O apoio dos Poderes Executivo, Legislativo, e da população, faz toda diferença”.
Desde 2010 os moradores têm a opção de responder o questionário online. Durante a visita presencial obrigatória, o recenseador vai orientar corretamente sobre o processo.
ASCOM
Nenhum comentário: