Campanha do SINPAF pelo concurso público: Presidenta da Embrapa fala em priorizar reposição de pessoal
A campanha do SINPAF pelo concurso público da Embrapa, com atos em Brasília e em Cruz das Almas, recebeu atenção da nova Presidenta da instituição. Silvia Massruhá, pesquisadora da área de Agricultura Digital, enviou uma mensagem a todos os trabalhadores da empresa logo após sua nomeação. O Portal Cruzalmense teve acesso exclusivo ao conteúdo dessa mensagem. Nela, a Presidenta revela que a recomposição orçamentária e do quadro de empregados fazem parte de suas prioridades.
O Presidente do SINPAF Cruz, Hélder, revela que em algumas Unidades Descentralizadas da empresa, setores precisaram ser paralisados por falta de pessoal. "Já são mais de 10 anos sem concurso público, os trabalhadores mais experientes vão se aposentando e não há mais como fazer contratações sem um novo processo seletivo. Ao mesmo tempo, existe uma juventude qualificada, cheia de energia para revitalizar a empresa, que é do povo brasileiro e deve garantir a sustentabilidade da agricultura e a segurança alimentar. Precisamos criar oportunidades para as pessoas que sonham em trabalhar na Embrapa."
A mensagem da nova Presidenta foi avaliada pelo SINPAF Cruz como um aceno à reintegração entre a Embrapa e as necessidades da população, com menção a agricultores familiares e povos tradicionais, dois setores da agropecuária que foram praticamente abandonados na gestão Moretti, que era o Presidente anterior. Representantes do SINPAF ressaltam que o processo que conduzirá à nova seleção pode ser demorado, devido ao desmonte promovido pelo governo anterior, mas a sinalização da troca da Direção da Embrapa deve ser vista como favorável a sua realização.
"Não podemos oferecer uma data para a realização do concurso, mas internamente, já podemos enxergar uma enorme disposição dos gestores em fazê-lo acontecer como uma necessidade urgente, o que nos dá mais ânimo para transformar nossa campanha pelo concurso público em uma campanha permanente", completa o dirigente sindical.
Nenhum comentário: