Organização das manifestações populares dos festejos juninos em Cruz das Almas foi tema de debate em Audiência Pública
Foto: ASCOM/Câmara |
A Audiência Pública realizada na noite de quinta-feira (15), na Biblioteca Municipal de Cruz das Almas foi discutido a organização das manifestações populares dos festejos juninos na cidade.
Representantes da Associação de Incentivo à Cultura Junina Cruzalmense (AICJC), do Ministério Público, da Polícia Militar, do Executivo, Legislativo e civis se fizeram presentes na oportunidade.
O presidente da Associação dos Espadeiros, Cléo Rocha apresentou dois meios para uma produção regulamentada, que é o bom senso entre autoridades e espadeiros e o burocrático. "Existem lugares que tocam espadas porque têm pessoas que se interessam em organizar a festa", destacou.
"Estou no time que quer organizar, que quer regulamentar o fabrico das espadas. Não queremos mais esses enfrentamentos entre espadeiros e Polícia Militar, por isso que estamos buscando ajuda", falou Tyta Santos, representante da Associação dos Espadeiros.
Ficou definida após finalização das falas a formação de uma Comissão de Trabalho. Inicialmente serão oito representações sendo elas
(Associação dos Espadeiros, Polícia Militar e Civil, Ministério Público, Legislativo, Executivo, Judiciário e Imprensa.
Uma nova data será marcada para um novo encontro e abordar os avanços após a Audiência e o que pode ser feito para caminhar no sentido de descriminalizar as espadas e voltar a fabricar e brincar de maneira segura.
Texto: Flávia Vieira
Nenhum comentário: