Ads Top


Quase 30% dos moradores de Cruz das Almas não têm acesso à rede de esgoto

Imagem ilustrativa/Reprodução

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados sobre o panorama nacional de saneamento e moradia, na última semana. Segundo o órgão, apesar da melhora na última década, o Brasil ainda enfrenta problemas com abastecimento de água adequado, coleta de esgoto, ausência de banheiros em residências e coleta de lixo. A pesquisa, que é referente ao ano de 2022, também recorta a situação individual de cada município brasileiro.

Em Cruz das Almas, por exemplo, 27,52% da população ainda não têm acesso ao descarte adequado de esgoto. Número superior a média nacional que é de 24%.

Os dados cruzalmenses melhoram ou se encaixam na média quando observados os outros três parâmetros pesquisados: abastecimento adequado de água (que cobre 99,19% da população); moradores com banheiros em casa (99,35%) e moradores com coleta de lixo (92,48%).

Cenário brasileiro

Mesmo com a melhora da última década, em 2022 o Brasil tinha 49 milhões de pessoas em residências sem descarte adequado de esgoto (24% da população); 18 milhões sem coleta de lixo (9%); 6 milhões sem abastecimento de água adequado (3%) e 1,2 milhão sem banheiro ou sequer um sanitário (0,6%).

Fonte: Bahia Recôncavo

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.