Cruz das Almas: Governo Municipal tentar negociar pauta com sindicatos
Foto: Divulgação/APLB |
Os sindicatos se reuniram com o Governo Municipal para tratativas sobre a pauta da paralisação por 24 horas do funcionalismo. A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (15), no Centro Administrativo, com a presença do procurador do município Mauro Barretto e o secretário municipal de administração, David Nascimento.
Durante o diálogo, os diretores sindicais apresentaram ponto a ponto da pauta de reivindicações que vem sendo pleiteadas ao longo dos últimos anos, a começar pela reforma dos estatutos e planos de carreiras. Uma minuta com a nova proposta dos sindicatos foi entregue ao Mauro e David.
Nos demais itens relacionados aos direitos dos servidores, o governo se comprometeu a cumprir apenas as progressões verticais e horizontais, prometendo começar a pagar no mês de junho aos servidores que deram entrada via requerimento. Já os 30% de desconto no plano de saúde entrará em vigor no ano de 2025, com previsão na Lei Orçamentária Anual (LOA).
A redução da carga horária para servidores que possuem dependentes especiais também foi discutida. Os sindicatos ressaltaram que o Governo Municipal precisa cumprir a legislação (Lei 3.006/2023) a começar por aqueles que possuem jornada de trabalho de 40 horas e atendem aos demais requisitos da lei.
Nos itens relacionados aos professores, tais como o enquadramento 2024, redução da carga horária para professores de séries iniciais, regência de classe para ensino de portadores de necessidades especiais, não houve acordos.
Outro ponto que não chegou a nenhum consenso foi a redução da carga horária dos profissionais contratados pelo governo, diante da tamanha precarização nas quais estão submetidos. Os servidores da saúde que atuam na UPA também estão sofrendo com a sobrecarga de trabalho, comprometendo diretamente o atendimento ao público.
Ainda nesta quarta-feira (15), as categorias vão decidir se a paralisação por 24 horas está mantida. A reunião acontece de forma virtual pelo Google Meet.
Além da participação das diretorias da APLB e SINDSEMC, marcou presença também a diretoria da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde (AACSCA) defendendo a pauta desse segmento.
Fonte: Assessoria de Comunicação APLB
Nenhum comentário: