Produção de bolos em São Felipe leva sabor para festas juninas
Fotos: André Frutuôso/ Ascom CAR |
A Comunidade do Bom Gosto, em São Felipe, no Recôncavo baiano, está em plena atividade com a produção de bolos típicos para o período de São João. Com o aumento das festividades juninas, a produção de bolos de aipim e milho, vendida na comunidade e região, registra um significativo incremento. Em tempos normais, a média é de 50 bolos, mas durante o mês de junho, esse número sobe para 200 bolos, com os sabores de tapioca, milho e aipim sendo os mais requisitados.
A produção dos bolos é feita na cozinha comunitária da Associação de Moradores do Bom Gosto, formada por 50 associados. A cozinha, inaugurada em 2015, está equipada com forno elétrico, carro do pão e freezer para o armazenamento de salgados. Esses equipamentos têm permitido que a produção se diversifique e aumente. Além dos bolos, a comunidade produz biscoitos de goma, sequilhos de vários sabores (tradicional, limão, queijo, cebola, milho), bolos de aipim, puba, tapioca, pãezinhos, pizzas de aipim e salgados como coxinhas, e doces de aipim como brigadeiro. Todos esses produtos são comercializados com a marca Sabor do Recôncavo.
Para a vice-presidente da Associação, Maria do Carmo Santos Santana, a expectativa é que nesse ano tenha ainda mais encomendas do que o ano passado. “Vendemos bastante bolos e também salgados. No ano passado, vendemos cerca de 100 bolos somente aqui na comunidade e cerca de 100 para Cruz das Almas, somente nos dias de São João”.
Além dos bolos, os biscoitos, especialmente os de cebola, tradicional, queijo e milho, são bastante procurados durante este período festivo. A comunidade atende não só às localidades próximas, mas também aceita encomendas de outros municípios, como Cruz das Almas, onde a demanda também é alta durante as festas juninas. Para fazer encomendas, os interessados podem contatar a Associação Comunitária do Bom Gosto pelo telefone (75) 9 8802-0028.
A cozinha comunitária foi construída pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Via - Tribuna do Recôncavo
Nenhum comentário: