Ads Top


CAPACITA EM REDE: ALUNOS DOS CURSOS OFERECIDOS NAS DIOCESES DE CRUZ DAS ALMAS E AMARGOSA RECEBERAM CERTIFICADOS

Foto: reprodução

Jovens e adultos que participaram do Capacita em Rede nas dioceses de Cruz das Almas e Amargosa, na Bahia, receberam a certificação no último fim de semana (dias 3 e 4 de agosto, respectivamente). As cerimônias contaram com as presenças do coordenador nacional do projeto, professor Roberto Camilo Órfão Morais, e da secretária-executiva do Regional Nordeste 3, Maria Inês Sousa. Em Cruz das Almas, também esteve presente o bispo diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto.

“A parceria do Capacita em Rede com a Conferência Nacional dos Bispos [CNBB] tem nos garantido chegar onde nós precisávamos chegar com esse programa, que são as populações em vulnerabilidade social. O Capacita em Rede é uma rede de promoção de solidariedade que está sendo feita através dessa parceria com a CNBB nos seus 19 regionais, através das pastorais”, disse o professor Roberto.

A iniciativa Capacita em Rede tem como meta qualificar 19 mil profissionais no país para o mercado de trabalho. Diante da procura, no Regional Nordeste 3, formado pelas arquidioceses e dioceses da Bahia e de Sergipe, o Capacita em Rede foi oferecido em duas etapas, em diversas dioceses, como Bonfim, Ruy Barbosa, Cruz das Almas e Amargosa. Todos os cursos são gratuitos e presenciais, com carga horária de 50 horas, garantindo que os participantes saiam aptos a exercer a habilidade adquirida.

“O projeto Capacita em Rede surgiu no Instituto Federal Sul de Minas – Campos Machado, a partir de uma reflexão da Campanha da Fraternidade 2022 e 2023. Primeiro, “Educação e Fraternidade”, ou seja: a educação como instrumento de promoção e resgate da dignidade humana. Em 2023, com o tema “Fraternidade e Fome”, nós entendemos que a capacitação profissional é um instrumento extraordinário no combate à fome e na promoção social”, afirmou o professor Roberto.

A ação é executada pelo IFSULDEMINAS e fomentada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC). Ainda sobre a parceria com a CNBB, o professor Roberto afirma que há uma capilaridade extraordinária. “Através dessa parceria, estamos conseguindo chegar, com força total, a lugares onde o poder público não chegava, promovendo cursos, por exemplo, de pedreiro, eletricista, cuidador de idoso, primeiros socorros, introdução ao marketing digital e introdução à informática. O Capacita em Rede é um projeto aberto às parcerias, é um grande mutirão em favor da vida, da promoção e da inclusão, através da capacitação profissional na geração de trabalho renda. Educação profissional significa gerar trabalho renda, gerar dignidade”, asseverou o professor.

Mais informações no site do NE 3

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.