Ads Top

https://picasion.com/

Arquidiocese de Salvador avança no processo de canonização de madre baiana

Foto: Sara Gomes/Arquidiocese de Salvador

A arquidiocese de Salvador apresentou nesta quarta-feira (25), um pedido de canonização de uma madre baiana que viveu nos séculos XVII e XVIII: A Madre Vitória da Encarnação. A Sessão Solene ocorreu no Convento do Desterro, onde viveu e faleceu a religiosa.Após concluída esta fase, o cardeal Dom Sergio da Rocha remeterá para o Dicastério da Causa dos Santos, na Santa Sé, no Vaticano, a documentação levantada a respeito da madre, bem como os testemunhos e relatos coletados e analisados pelo tribunal constituído justamente com essa finalidade.

Conforme relatos, Vitória da Encarnação tinha o dom de sonhar com as pessoas necessitadas e, em seguida, enviava ajuda para elas. A religiosa também era procurada quando as irmãs do convento que estavam enclausuradas pediam ajuda para encontrar objetos perdidos.

Estudiosos afirmam que a madre foi uma das inspirações para a vida religiosa de Santa Dulce dos Pobres, conhecida como Irmã Dulce, e a primeira santa brasileira, canonizada em 2019.

A VIDA DE MADRE VITÓRIA DA ENCARNAÇÃO

Filha de Bartolomeu Nabo Correia e Luísa Bixarxe, a Serva de Deus nasceu em Salvador no dia 6 de março de 1661 e batizada no mesmo ano na antiga Sé da Bahia. A religiosa tinha um irmão e três irmãs.

Quando jovem, era avessa à religião, comportamento que preocupou os seus pais. Em 1675, quando tinha 14 anos, seu pai desejou enviá-la, junto a irmã mais velha, a um convento nos Açores, em Portugal, mas a menina se recusou, dizendo preferir que lhe cortassem a cabeça a ser enviada para um convento.Anos depois, a futura madre começou a ter sonhos frequentes com a Mãe de Deus e seu Divino Filho. A Virgem apresentava a ela o menino e a chamava para a vida consagrada. Em outros sonhos, a religiosa via Jesus colher flores no caminho do convento e a chamando para lá.

Fonte: Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.