Ads Top

https://picasion.com/

Bahia registra aumento de 6,2% no casos de suicídio; 83,3% das vítimas eram homens

Foto: Divulgação


A Bahia registrou 902 casos de suicídio em 2023, o que representa um aumento de 6,2% em relação a 2022. Isso significa que seis a cada 100 mil baianos foram vítimas de suicídios no ano passado.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (24/9), pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), com base nos registros da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Segundo a SEI, é possível observar que os suicídios são um fenômeno em expansão no estado, e os casos se intensificaram a partir de 2019.

Os homens são maioria entre as vítimas, com 83,3% do total, contra 16,7% de mulheres. O levantamento apresenta ainda o recorte por idade: a maior parte dos casos (54,3%) está entre os adultos de 30 a 59 anos, seguidos por jovens (25,6$), idosos (19,2%) e crianças (0,9%). Outro padrão observado é a concentração de casos entre as vítimas solteiras (66,6%). Já os casados eram 20,7%.

Em relação ao local onde o ato foi cometido, o domicílio ocupa a primeira posição, com 75,9% dos casos. Ou seja, sete a cada dez suicídios na Bahia ocorreram na casa da vítima. Ainda sobre estes espaços, 7,4% dos casos aconteceram em via pública e 16,7% em outros locais.

Quando se trata da escolaridade, o painel aponta que 35% das vítimas tinham o Ensino Médio completo. Em relação à ocupação, uma a cada três vítimas era trabalhador agrícola, Este último dado não é um padrão exclusivo da Bahia, considerando que existem estudos internacionais apontando o alto número de suicídios em regiões intensivas em produtividade agrícola, a exemplo de países como Estados Unidos, África do Sul e China.

SERVIÇO – PROCURE AJUDA!

Centro de Valorização da Vida – CVV – 188
Oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio. O atendimento é gratuito, 24 horas, pelo telefone 188. As ligações são gratuitas a partir de qualquer linha telefônica, fixa ou celular. Atende também através do e-mail, chat ou de forma presencial em um dos postos de atendimento do CVV. Acesse cvv.org.br.

Fonte: Aratu Online

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.