Trabalhadores da CODEVASF realizam paralisação nacional: SINPAF Cruz emite nota de apoio
Foto: Divulgação |
De acordo com informações, os principais motivos da paralisação incluem o reajuste salarial proposto, que corresponde a apenas 2,58%, inferior à inflação acumulada. Segundo análises do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), os salários dos funcionários da CODEVASF sofreram uma desvalorização acumulada de 19,74% desde 2019. Além disso, a proposta atual não contempla aumentos reais e afeta benefícios cruciais, como auxílio-alimentação e auxílio-creche.
A paralisação ocorreu em todas as superintendências regionais da CODEVASF, que atuam em estados como Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Piauí e Minas Gerais, com ações que incluíram manifestações e atos públicos. Os trabalhadores esperam que o movimento tenha chamado a atenção da empresa e do governo, resultando em uma nova proposta de ACT que atenda às suas demandas e assegure a continuidade dos projetos fundamentais para o desenvolvimento sustentável das regiões atendidas pela CODEVASF.
Com essa mobilização, a categoria busca garantir não apenas a recuperação das perdas salariais, mas também a valorização do papel estratégico que desempenham na execução de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida das populações em situação de vulnerabilidade social. A luta por direitos e condições dignas de trabalho é um passo essencial para a valorização de cada trabalhador e para o fortalecimento da CODEVASF como agente de desenvolvimento regional.
O SINPAF Cruz realizou uma Assembleia na manhã desta quarta-feira (25), quando foi aprovada uma moção de apoio ao movimento dos trabalhadores e trabalhadoras da empresa. O texto da moção será publicado nas redes sociais do Sindicato, especialmente o Instagram @sinpafcruzdasalmas
Nenhum comentário: