Cursos de graduação da UFRB são avaliados como excelentes pelo MEC e se tornam referência nacional
Foto: Portal Cruzalmense |
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) celebra os resultados de um trabalho institucional focado na oferta de cursos de qualidade. Recentemente, 12 de seus cursos de graduação foram avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) e, em uma escala de notas que vai de 1 a 5, nove deles receberam conceito 5 enquanto outros três, conceito 4. Essas notas indicam cursos com um bom padrão de ensino; o conceito 5 sinaliza cursos reconhecidos como referências para outras graduações no Brasil.
Os resultados foram conquistados após avaliações externas in loco realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), considerando as dimensões de organização didático pedagógica, corpo docente e infraestrutura dos cursos. Os resultados servem como referência para publicação e renovação dos atos regulatórios dos cursos junto ao MEC.
Realizadas periodicamente, as avaliações de curso são instrumentos importantes para o processo de evolução e desenvolvimento da gestão acadêmica das instituições de educação superior. Segundo Liandra Souza, superintendente de Regulação e Avaliação Institucional em exercício, as avaliações permitem perceber quais aspectos dos cursos precisam ser melhorados e quais devem ser potencializados. Ela ressalta que os resultados refletem o empenho de toda comunidade acadêmica, incluindo a Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Superintendência de Regulação e Avaliação Institucional (SURAI), Direções dos Centros de Ensino, coordenações dos cursos, professores, técnico-administrativos e estudantes.
Liandra afirma “Ao vermos que os nossos cursos têm apresentado resultados de excelência, ficamos muito contentes e percebemos que estamos no caminho correto de ofertar ensino de educação superior de qualidade e referenciada na nossa região e no nosso país, produto de um trabalho integrado, cuidadoso, comprometido e zeloso da Administração Central e dos Centros de Ensino”.
A pró-reitora de Graduação da UFRB, Carolina Fialho Silva, considera que os resultados obtidos nas recentes avaliações são “consequência do amadurecimento da sua comunidade acadêmica, dos colegiados e centros de ensino, no que se relaciona a avaliação continuada e na dedicação criteriosa e detalhista para este momento”. Ela também destaca o papel dos setores da Administração Central no atendimento das demandas dos colegiados de curso no preparo da documentação e nos ajustes necessários para cumprir as etapas da avaliação. Carolina explica ainda que a PROGRAD dá suporte aos processos avaliativos, especialmente para os cursos que entram na fase de preenchimento de formulários, priorizando as análises de PPCs e outros documentos, assim como fornecendo orientações durante todo o processo.
Confira a lista de cursos que passaram por recente avaliação do MEC/INEP:
Artes do Espetáculo - Tecnológico
Em setembro de 2023, o curso de Artes do Espetáculo passou por avaliação do MEC e obteve conceito 5. O curso articula-se a um pensamento pedagógico, crítico e criativo, que amplia a esfera de profissionalização, em termos de formação específica, nas áreas de cenografia, figurino e iluminação. Tais áreas são estabelecidas como saberes das artes que lidam com os espetáculos, performances e manifestações cênicas ao vivo.
O curso de Artes do Espetáculo da UFRB, ofertado no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), atende à relevante demanda pedagógica e política, preenchendo uma lacuna de formação qualificada dos profissionais em artes. Destaca-se ainda por atender à necessidade de repensar e transformar os modelos disciplinares de formação de profissionais na área de Artes de modo geral.
Agroecologia - Tecnológico
O curso de Agroecologia passou por processo de renovação de reconhecimento em setembro de 2023, conquistando o conceito 4. Ao graduar profissionais com formação generalista, técnico-científica, o curso propõe uma visão crítica e reflexiva, dando-lhe plenas condições de reconhecer as especificidades regionais e locais relacionadas à sua área de atuação,de forma contextualizada e correlacionada à realidade nacional e mundial da produção sustentável de alimentos. O mérito do curso relaciona-se ainda a sua atuação inovadora, pautada nos princípios da ciência agroecológica e da ética profissional.
Ciências Exatas e Tecnológicas - Bacharelado
O curso de graduação em Ciências Exatas e Tecnológicas da UFRB conquistou o conceito 4 durante o processo de avaliação do MEC, realizado em setembro de 2023. O curso consegue proporcionar ao seu estudante uma formação básica sólida e generalista, com possibilidade de complementar sua área de profissionalização no campo das engenharias, ou bacharelado em matemática ou física, ou ainda ingressar em cursos de especialização ou mestrado.
O BCET, como também é chamado, capacita profissionais para trabalhar de forma independente e em equipe, com amplos conhecimentos e familiaridade com ferramentas básicas de cálculo e de informática, e com os fenômenos físicos envolvidos na área de Ciências Exatas e Tecnológicas. Ao concluir o bacharelado, o estudante poderá cursar as seguintes terminalidades: Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Mecânica ou Bacharelado em Matemática.
Política e Gestão Cultural - Tecnológico
Avaliado em abril deste ano, o curso de Política e Gestão Cultural foi reconhecido com conceito 5 pelo MEC. Ofertado no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), no município de Santo Amaro, o curso representa uma experiência pioneira, inspirada nos estudos interdisciplinares nos campos da cultura, das linguagens artísticas, das tecnologias do espetáculo e da economia criativa. A dinâmica do curso produz impactos sócio-econômicos na região e no estado da Bahia, constituindo um novo campo de desenvolvimento associado às vocações locais, aos padrões de criatividade e inovação dos setores da região mais diretamente ligados à cultura.
Engenharia de Pesca - Bacharelado
O curso de Engenharia de Pesca, ofertado no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), em Cruz das Almas, obteve conceito 4 na avaliação do MEC, realizada em abril de 2024. Com sede no campus de Cruz das Almas, o curso é um dos poucos no país que contempla as áreas de aquicultura e pesca voltada tanto para o ambiente marinho como continental. Somados teoria e prática, confere ao aluno a produção de organismos aquáticos (peixe, camarão e ostras), a tecnologia de pesca, principalmente com o estudo da pesca artesanal, e ainda o estudo da qualidade da água e do pescado.
Engenharia de Materiais - Bacharelado
O reconhecimento do curso, com nota 5, no processo de avaliação realizado em abril de 2024 não é por acaso. Ofertado no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana, o curso de Engenharia de Materiais da UFRB destaca-se no cenário atual por preparar profissionais capacitados para atuar em diversas áreas, como desenvolvimento de novos materiais, sustentabilidade e inovação tecnológica, tornando-os capazes de explorar os recursos de forma sustentável, agregando melhoria de qualidade e produtividade.
Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade - Bacharelado
Avaliado pelo MEC em maio deste ano, o curso Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade conquistou conceito 5, ofertado no CETENS, contempla conhecimentos de tecnologia e gestão da energia, buscando garantir segurança energética, agregando a perspectiva econômica e social. O Curso forma profissionais com conhecimento de finanças e gestão, buscando assegurar a capacidade de pagamento da sociedade, bem como a minimização do impacto ambiental, sendo capaz de realizar uma análise integrada dos recursos, entendimento das cadeias de produção e dos impactos em nível local, regional e global.
Pedagogia - Licenciatura
No mês de setembro, foi a vez do curso de Pedagogia, que obteve conceito 5, ofertado no Centro de Formação de Professores (CFP), consolidar a sua renovação de reconhecimento. O curso, que já possuía conceito 5, mostrou que continua sendo um espaço acadêmico dotado de pluralidade étnica, cultural e social, colaborando para uma formação docente que estimula a aceitação das diferenças por meio do convívio com a diversidade humana, quesito tão importante, que enriquece a formação dos estudantes nos seus aspectos teóricos e práticos.
O curso vem conseguindo, com excelência, formar professores (as) capazes de lidar com a diversidade em espaços escolares e não escolares e para mover-se junto a um mundo em constantes transformações sociais e tecnológicas, no qual, cada vez mais, se ampliam os espaços de atuação do profissional em pedagogia.
Música Popular Brasileira - Licenciatura EaD
O curso de Música Popular Brasileira, vinculado ao CECULT, também garantiu conceito 5 na avaliação realizada em outubro deste ano. A nota conquistada representa o empenho do curso em formar profissionais capazes de exercer a docência nos contextos de ensino formal e informal da educação musical, e na perspectiva de contemplar as especificidades culturais do Recôncavo Baiano e do estado da Bahia. Tudo isso adotando uma inovadora proposta pedagógica que consolida a integralização para um curso de Licenciatura em Música Popular Brasileira, na modalidade EaD.
Interdisciplinar em Saúde - Bacharelado
O Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) também foi considerado de excelência, ao receber a nota 5 na avaliação de renovação de reconhecimento realizada em outubro deste ano. O curso é o primeiro ciclo de formação da área de saúde, possibilitando ao aluno após a titulação escolher por um dos cursos profissionais da área ofertados pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antônio de Jesus. O curso adota uma proposta dinâmica, possibilitando uma formação geral em cultura humanística, artística e científica, articulada a saberes concernentes ao campo da saúde, viabilizando o desenvolvimento de competência política, ética e humanística aos seus alunos.
Letras - Licenciatura
A excelência da formação acadêmica oferecida pelo curso de Letras, com habilitação em Libras e Língua Estrangeira, ofertada no CFP foi ratificada pela conquista do conceito 5 na última avaliação de renovação de reconhecimento, realizada em outubro do presente ano. O curso evidenciou a qualidade do corpo docente, infraestrutura, e o compromisso com a formação de professores qualificados para atender às demandas educacionais contemporâneas, com foco na inclusão, bilinguismo e ensino de línguas.
Com esse conceito, o curso legitima o seu compromisso com a qualidade na formação de professores, atraindo estudantes de todo o país que buscam uma formação sólida, inclusiva e conectada às demandas atuais da educação brasileira.
Museologia - Bacharelado
O curso de Museologia, ofertado no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), nos municípios de Cachoeira/São Félix, também teve o seu mérito reconhecido com conceito 5 na avaliação do MEC, realizada em outubro do corrente ano. Museologia foi legitimado por seu forte caráter de intervenção social, evidenciados pela preservação, pesquisa e comunicação.
O curso forma profissionais aptos a exercerem, de forma autônoma, atividades técnicas ou de pesquisa ligadas à área cultural e de preservação do patrimônio, tendo o conhecimento necessário para gerir projetos de políticas públicas culturais. O curso se evidencia por capacitar seu corpo discente para atuação não apenas no espaço físico e institucional do museu tradicional e suas coleções, mas também no trabalho com o patrimônio imaterial, ratificando o seu compromisso com o homem, agente social, criador e transformador de bens culturais.
Psicologia - Bacharelado
O curso de Psicologia ofertado no CCS foi avaliado com conceito 5 no Enade 2022, que avalia os cursos de graduação a partir dos resultados obtidos pelos estudantes numa prova escrita.
Os profissionais de Psicologia estudam a estrutura e os mecanismos de comportamento dos seres humanos; desempenham tarefas relacionadas a problemas de pessoal, como processos de recrutamento, seleção, orientação profissional e outros similares, problemática educacional e a estudos clínicos individuais e coletivos. Graduação delimitada por um núcleo comum de formação, obrigatório a todos os graduandos, e por três perfis: formação do psicólogo; bacharel em Psicologia, terminalidade opcional, que habilita ao exercício da atividade de pesquisa em Psicologia e Professor em Psicologia, terminalidade opcional, que habilita para a atuação no ensino de Psicologia. Esse é um curso de Segundo Ciclo, para ingressar no curso de Psicologia, é necessário primeiramente cursar o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde.
Fonte: UFRB
Nenhum comentário: