Ads Top

h

Entenda como funciona o golpe que fez Rodrigo Faro entrar em videochamada com estelionatário

Foto: Reprodução

O ator e apresentador Rodrigo Faro fez uma vídeochamada e mostrou o extrato bancário para um estelionatário. Por meio de nota, o banco Itaú informou que o comunicador foi vítima da tentativa de 'golpe do falso advogado', estratégia criminosa que, segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo tem crescido nos últimos meses.

Conforme apurado pelo g1, o criminoso, que ainda não foi identificado, citou o valor de um suposto processo vencido por Faro, que disse não ter encontrado o valor da tal causa ganha e compartilhou a tela do celular com a conta bancária aberta. Não há detalhes sobre prejuízos financeiros à vítima.

Por meio de nota, a OAB-SP explicou à equipe de reportagem que o golpe do 'falso advogado' consiste em persuadir a vítima a fornecer dados pessoais, como chaves de acesso ao PIX, senhas ou informações de contas bancárias.

De acordo com a entidade, os dados dos processos judiciais são públicos e os golpistas utilizam destas informações para entrar em contato com os clientes ou partes se passando pelo advogado contratado ou pelo respectivo escritório de advocacia.

Em seguida, os criminosos solicitam transferências via PIX, alegando que o pagamento prévio de um valor é necessário para liberar um suposto crédito existente na ação judicial. Essa abordagem pode ser feita das seguintes formas:

➡️Invasão do aplicativo de mensagens, usando o mesmo número do advogado ou escritório de advocacia;
➡️Clonagem do aplicativo de mensagens com a utilização de foto e logotipo do advogado ou escritório, como foi o caso do apresentador Rodrigo Faro;
➡️Números aleatórios se passando pelo advogado, secretária ou por suposto outro profissional do escritório.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.