SINPAF traz atualizações do mundo do trabalho presentes no Relatório do Fórum Econômico Mundial
![]() |
Foto: Reprodução/Trampo |
O Relatório do Futuro do Trabalho de 2025 foi publicado pelo Fórum Econômico Mundial no mês de janeiro. Matéria divulgada no Blog Trampo, da Bahia, colocou um holofote sobre o documento e resumiu os principais pontos de atenção e relevância para os trabalhadores. O SINPAF, por meio da Seção Sindical Cruz das Almas, transmite as informações mais interessantes presentes nos escritos.
Não há como negar que o avanço da inteligência artificial (IA), energias renováveis, cibersegurança e o envelhecimento populacional estão modificando a dinâmica do mundo do trabalho. A compreensão dessas mudanças, amplamente discutidas no relatório _Future of Jobs 2025_, do Fórum Econômico Mundial, são essenciais para que a classe trabalhadora esteja preparada para o que vem a seguir.
Entre as principais tendências apontadas pelo estudo, o acesso digital aparece como um dos fatores mais influentes, com 60% dos empregadores prevendo que essa evolução impactará significativamente os negócios até 2030. Tecnologias emergentes, como IA, big data e automação, estão no centro das mudanças, aumentando a demanda por profissionais capacitados nessas áreas. Por outro lado, habilidades humanas como pensamento analítico, resiliência e criatividade seguem essenciais para o novo panorama laboral.
Outro fator de transformação importante é a transição verde, com foco na mitigação das mudanças climáticas. Profissões ligadas à gestão ambiental e energias renováveis estão entre as que mais crescerão nos próximos anos. Da mesma forma, a fragmentação geoeconômica e as tensões políticas devem impactar os modelos de negócio, aumentando a demanda por segurança cibernética e habilidades de gestão de riscos.
A educação profissional continuada se torna um requisito crescente para trabalhadores que desejam se manter competitivos nesse cenário. Segundo o relatório, 59% da força de trabalho global precisará de algum tipo de capacitação até 2030. Entre os empregadores, 85% já consideram essencial investir na qualificação dos trabalhadores.
Diante desse panorama, o SINPAF reforça a necessidade de uma resposta rápida e eficaz das políticas públicas para aprimorar o ensino, a inclusão digital e a formação profissional no Brasil. A retomada da atuação sindical nesse campo é fundamental para garantir melhores condições de qualificação e proteção para os trabalhadores diante do novo contexto de mercado.
O resumo do relatório está disponível em no link: https://trampo.blog.br/2025/01/23/relatorio-futuro-do-trabalho-2025-forum-economico-mundial/
Nenhum comentário: