Ads Top

h

Termômetros de rua são confiáveis? Especialista explica os motivos das variações nos registros

 

Foto: Reprodução

Os termômetros de rua são uma referência comum para quem quer saber a temperatura, mas será que eles mostram valores reais?

Muitas vezes, esses equipamentos registram temperaturas acima ou abaixo do esperado, o que pode gerar dúvidas sobre sua precisão.

Isso acontece porque eles não seguem o padrão ideal de medição usado por estações meteorológicas.

O meteorologista Vinícius Lucyrio explicou que, para medir a temperatura do ar com precisão, o sensor precisa estar protegido em um abrigo meteorológico adequado, com ventilação controlada para evitar interferências externas, como vento, chuva e radiação solar direta.

Já os termômetros de rua ficam expostos a diversas influências que podem distorcer a medição, como a proximidade com chapas metálicas ou estruturas que absorvem muito calor.

Além disso, a radiação solar incidente na região tem impacto direto nos valores registrados.

Em cidades mais altas, onde o clima costuma ser mais ameno, a posição geográfica pode fazer com que a radiação solar seja mais intensa em determinados períodos do dia, provocando desvios ainda maiores nos termômetros de rua.

“Muita gente usa esses termômetros de rua para mostrar como está quente em determinado lugar, mas é importante lembrar que a radiação solar que incide naquela região influencia bastante a medição. Se pegarmos uma cidade em uma altitude mais elevada, por exemplo, onde normalmente a temperatura é um pouco mais baixa, a radiação solar pode ser mais intensa dependendo da posição geográfica e da latitude. Isso pode gerar um desvio grande na temperatura que aparece no equipamento.”

Fonte: CNB

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.