Ads Top


60 anos da Globo: Relembre novela gravada em Cruz das Almas

Foto: Reprodução/Blog Meyre Kal


A Globo completou neste mês de abril 60 anos de existência. Você sabia que já foi gravada uma novela da emissora em Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano?

De acordo com o blog de Meyre Kal, em 1996, a cidade recebeu parte da equipe de gravação da mininovela O Fim do Mundo, escrita por Dias Gomes com colaboração de Ferreira Gullar. Estrelas como José Wilker, Patrícia França e Bruna Lombardi estiveram no município gravando cenas da produção que foi ao ar entre 6 de maio e 15 de junho daquele ano, totalizando 35 capítulos.

Um dos momentos mais marcantes das gravações em Cruz das Almas aconteceu dentro da tradicional fábrica de charutos Suerdieck, onde uma cena de beijo entre os personagens de José Wilker e Bruna Lombardi teve que ser repetida. O motivo? O entusiasmo dos funcionários, que, ao presenciarem o beijo, gritaram de forma tão efusiva que comprometeram a gravação. A equipe precisou intervir e pedir silêncio para refazer a tomada.

O clima de bastidores também foi registrado pelo programa Vídeo Show, que acompanhou os momentos de gravação e destacou a euforia dos fãs e curiosos que lotaram as redondezas para ver de perto os astros da televisão brasileira.

O Fim do Mundo se passou na fictícia Tabacópolis, na Bahia, e teve como trama central o anúncio de um possível apocalipse feito pelo paranormal Joãozinho de Dagmar. A partir daí, os moradores da cidade resolvem colocar em prática seus desejos mais reprimidos, gerando uma sequência de situações dramáticas e inusitadas.

A produção marcou um momento singular na teledramaturgia brasileira. Originalmente escrita como minissérie, a obra foi exibida no tradicional horário das 20h devido a ajustes na grade da emissora. Entre os destaques técnicos, está o uso inédito de objetos e animais virtuais gerados por computador e a construção de uma maquete detalhada para as cenas de destruição causadas pelo cataclismo.

Além de Cruz das Almas, outras locações utilizadas foram Vassouras (RJ), Carrancas (MG) e a cidade cenográfica de 35 mil metros quadrados especialmente montada para a novela.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.