Ads Top


André Eloy, Thiancle Araújo e Ito de Bêga defendem regulamentação da queima de espadas durante intercâmbio cultural em Estância


Foto: Divulgação

O vereador André Eloy, da cidade de Cruz das Almas, o ex-prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo, e o ex-prefeito de Conceição do Almeida, Ito de Bêga, participaram neste sábado (12), em Estância, Sergipe, do intercâmbio cultural “Missão Espada Viva”.

Em Estância, a tradicional queima e o fabrico são legalizados e ocorrem em áreas delimitadas, com exigência do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), presença de equipes de saúde e fiscalização municipal. O modelo, além de reduzir riscos, impulsiona o turismo junino e reforça a identidade cultural da cidade.

Para André Eloy, a regulamentação beneficia tanto quem participa da tradição quanto quem não a aprecia:

“Quando há regra, há respeito. O direito de um não pode anular a cultura do outro. A regulamentação irá beneficiar também aqueles que não gostam das espadas, por meio da definição legal de dias, horários e locais específicos para a queima.”

A comitiva baiana conheceu de perto essa estrutura. “Foi importante ver como Estância mantém viva a tradição com segurança. Cultura popular precisa ser respeitada e valorizada”, afirmou Ito de Bêga após a visita técnica.

Thiancle Araújo destacou que o artigo 215 da Constituição Federal já garante a proteção às manifestações culturais populares:
“Diferentemente da vaquejada, que precisou de emenda constitucional, a guerra de espadas tem respaldo jurídico. Falta regulamentar com diálogo, segurança e bom senso.”

Além de Cruz das Almas, Castro Alves e Conceição do Almeida, também enviaram representantes as cidades de Salvador, Senhor do Bonfim, Maragogipe, Governador Mangabeira, Sapeaçu, São Felipe e Cipó. O evento foi organizado pela Prefeitura de Estância, por meio das secretarias de Turismo, Cultura e Comunicação.

Por: Assessoria

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.