Conferência de Promoção da Igualdade Racial promove debate sobre políticas públicas para a população negra
Foto: Divulgação |
Realizado pela Prefeitura de Cruz, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, o evento discutiu o tema "Igualdade e democracia: caminhos para reparação e justiça racial". A programação contou com palestras e apresentações culturais do Grupo Bom Viver, Samba do Machucador, Samba do Mirabela e da bailarina Nick/Tailane Rebouças com a dança Ijo das águas, em alusão ao Julho das Pretas.
O evento teve como objetivo integrar propostas que fortaleçam e ampliem as políticas públicas voltadas à população negra e aos povos tradicionais, promovendo a democracia, a igualdade e a justiça social. A partir de uma perspectiva interseccional, a conferência garante voz, representatividade e respeito à diversidade desses grupos em suas múltiplas identidades e realidades.
"Foi um momento de construção coletiva de caminhos para a reparação racial. Dialogamos a partir das vivências do povo preto para buscar mais representatividade e protagonismo nas políticas públicas de promoção da igualdade racial na cidade e no combate ao racismo", comentou a secretária titular da pasta, Nádia Moura.
A conferência é um espaço democrático de participação social para discutir políticas públicas de enfrentamento ao racismo e superação das desigualdades étnico-raciais. Ao longo encontro, foram debatidos os eixos justiça, educação e poder público, com uma abordagem antirracista. Em seguida, os participantes escolheram os delegados que vão representar o Município nas próximas etapas. Agora, as propostas e diretrizes discutidas durante o evento serão encaminhadas para compor as conferências estadual e nacional.
Fonte: SECOM
Nenhum comentário: