Ads Top

/

Crise no Colégio Landulfo Alves: estrutura precária pode levar ao fechamento

 

Foto: reprodução

A situação estrutural do Colégio Estadual Landulfo Alves, em Cruz das Almas, preocupa a comunidade escolar, que teme o fechamento da unidade de ensino. O alerta foi feito pela diretora da escola, Aurilene Malta, durante entrevista concedida à Rádio Excelsior Recôncavo FM, na última sexta-feira (27). Segundo ela, o prédio apresenta sérios problemas, entre eles uma fossa localizada no espaço físico da escola, que representa risco à integridade de estudantes, professores e funcionários.

Aurilene revelou que, em 2023, a Secretaria Estadual da Educação chegou a abrir um processo licitatório para a reforma do colégio. O anúncio foi comemorado por políticos nas redes sociais, mas, até o momento, nenhuma obra foi iniciada. A diretora informou ainda que já foram encaminhados vários ofícios ao Núcleo Territorial de Educação (NTE 21), mas até agora não houve qualquer resposta.

Apesar da licitação realizada, publicada no Diário Oficial, e do projeto apresentado, a diretora informou que recebeu, nesta semana, a informação de que “não há orçamento” para a obra. Ela citou o coordenador do NTE, Pablo Rezende, como fonte da informação, acrescentando que a justificativa teria partido da própria secretária de Educação da Bahia, Rowenna Brito.

Durante a entrevista, o apresentador e professor Rony Henrique levantou a hipótese de que a situação possa indicar um possível plano de desativação da unidade. A diretora reagiu com preocupação: “Seria uma grande irresponsabilidade e a comunidade escolar não vai aceitar isso. Não vai sentar e ficar esperando acontecer”.

Fundado há mais de 60 anos, o Colégio Estadual Landulfo Alves é uma das mais importantes instituições públicas de ensino médio da região, atendendo centenas de estudantes de Cruz das Almas e municípios vizinhos.

Texto: CONEXÃO RECÔNCAVO/ Mário Jorge

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.