Ads Top


Cruz das Almas celebra 128 anos com desfile cívico e São João fora de época

 

Foto: Divulgação

Em comemoração aos 128 anos de emancipação política de Cruz das Almas, a Prefeitura de Cruz promoveu nesta terça-feira (29) o tradicional desfile cívico de 29 de Julho. O evento aconteceu na Praça Senador Temistocles, reunindo centenas de pessoas que se encantaram com a beleza do cortejo festivo.

Neste ano, o desfile trabalhou o tema "A história dos instrumentos musicais: do ritmo primitivo à era digital". Organizado pela Secretaria de Educação, o espetáculo levou para as ruas elementos que contaram a história do som e do surgimento dos diversos tipos de instrumentos, como cordas, sopro, percussão e teclas.

O Prefeito Ednaldo Ribeiro acompanhou as apresentações. "Hoje, nossa cidade celebra sua história, valoriza suas raízes e enaltece o seu povo. Esse desfile mostra o amor por Cruz e inspira esperança em um futuro ainda melhor. Celebramos não apenas uma data, mas a trajetória de um povo que constrói, com coragem e esperança uma Cruz das Almas cada vez mais forte, acolhedora e cheia de vida", comentou o gestor.

O cortejo reuniu diversos segmentos do município dividos em pelotões. A banda de música do 35º Batalhão de Infantaria, unidade do Exército Brasileiro em Feira de Santana, abriu o desfile, que seguiu com Tiro de Guerra, Bombeiros Militar, Bombeiros Civil, Escoteiros, Desbravadores, Filarmônica Lira Guarany e outros grupos e manifestações culturais.

Também passaram pela avenida as escolas municipais, que deram um show, desfilando com carros alegóricos e fantasias que ensinaram sobre os primeiros instrumentos musicais, do Egito Antigo, Grécia, Roma e Idade Média até chegar aos dias atuais, com a diversidade de ritmos e sons que formam a identidade sonora cruzalmense.

O desfile contou ainda com apresentações de fanfarras convidadas de diversas cidades baianas, incluindo a FANEP (Pedrão), BAMCEGMS (Maragogipe), FANGEGO (Conceição do Almeida), FANFACERG (São Félix), FANJ (Muritiba), FAMUCF (Conceição da Feira) e BAMCEC (Cachoeira).

Após a aguardada apresentação da FamCruz, o pelotão Cultura Junina encerrou o desfile em grande estilo, com centenas de pessoas puxando os tradicionais bloquinhos juninos e trazendo o clima do São João fora de época para o grande momento cívico da cidade.

SECOM

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.