Ministério da Saúde alerta para golpe de falso concurso divulgado em redes sociais
Foto: Reprodução |
O Ministério da Saúde emitiu um alerta sobre um falso anúncio de concurso público que tem circulado nas redes sociais da Meta — incluindo Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads — desde a última quinta-feira (3). A publicação maliciosa apresenta a seguinte frase: “Faça parte de um ambiente respeitado e vital no atendimento à população!”. A propaganda exibe uma imagem com a descrição da suposta oportunidade. “UPAS ESTÃO CONTRATANDO! Mais de 15 mil vagas com salários de até R$ 4 mil.
Segundo o órgão, trata-se de um golpe de PIX, que induz a vítima a fornecer dados pessoais e transferir dinheiro a criminosos. A peça publicitária enganosa está sendo veiculada como anúncio pago na plataforma e pode ser visualizada na Biblioteca de Anúncios da Meta, espaço onde são armazenadas todas as propagandas publicadas por usuários ou empresas, segmentadas por gênero, idade, localização e interesses.
O Ministério da Saúde esclareceu que não há nenhum concurso público com inscrições abertas atualmente. Reforçou ainda que todas as seleções e processos de contratação oficiais são divulgados apenas pelos canais oficiais, como o site gov.br/saude.
A recomendação do órgão é para que os usuários verifiquem sempre a URL dos sites, dando preferência a páginas que terminem em “gov.br”, domínio oficial do Governo Federal. O objetivo é evitar que cidadãos caiam em fraudes que se aproveitam da credibilidade das instituições públicas.
Via Blog do Valente
Nenhum comentário: