Pedalar traz benefícios para saúde e mobilidade urbana
![]() |
Foto: Júnior Rodrigues |
O uso da bicicleta tem se consolidado como uma alternativa de transporte e prática de atividade física em diversas cidades. Além de reduzir o deslocamento motorizado, pedalar contribui para a melhoria da saúde cardiovascular, fortalecimento muscular e manutenção do peso corporal.
Especialistas em saúde apontam que a prática regular auxilia no controle da pressão arterial e na prevenção de doenças crônicas. Já urbanistas destacam que o aumento do uso de bicicletas pode diminuir o congestionamento e a emissão de gases poluentes.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, ao menos 150 minutos semanais de atividade física moderada, como pedalar, ajudam na promoção da qualidade de vida. Municípios que investem em ciclovias e bicicletários ampliam o acesso ao transporte sustentável e estimulam hábitos saudáveis na população.
Entidades ligadas ao ciclismo recomendam o uso de equipamentos de segurança, como capacete e luzes sinalizadoras, e atenção às leis de trânsito para a prevenção de acidentes.
Nenhum comentário: