Governo descarta volta do horário de verão no Brasil em 2025
O Ministério de Minas e Energia (MME) confirmou que não haverá retomada do horário de verão em 2025. A decisão derruba rumores sobre a volta da prática, adotada por décadas no país com a proposta de economizar energia ao adiantar os relógios em uma hora.
Segundo a pasta, o horário de verão “tinha como principal objetivo reduzir o consumo de energia elétrica, aproveitando melhor a luz natural com o adiantamento dos relógios em uma hora”. Entretanto, estudos do próprio governo, realizados em 2019, apontaram que o programa perdeu eficiência.
Conforme explicou o ministério, mudanças de hábito — como maior uso de equipamentos de refrigeração à tarde — alteraram o perfil de demanda. Assim, a “máxima de energia havia deixado de ocorrer no período noturno, passando a se concentrar por volta das 15h, o que comprometia a efetividade da política”. Com isso, a manutenção da suspensão foi considerada a alternativa mais adequada neste momento.
Ainda assim, o MME destacou que seguirá monitorando o comportamento do consumo elétrico no país. Caso o cenário mude, a medida poderá ser reavaliada em momento oportuno.
Fonte: Blog do Valente
Nenhum comentário: