Morador de Cruz das Almas recebe mensagem de golpe no WhatsApp sobre suposta Dívida Ativa da União
Um morador de Cruz das Almas, identificado pelo prenome Leandro, recebeu neste sábado (13) uma mensagem no WhatsApp informando sobre uma suposta dívida vinculada ao seu CPF. O texto afirma a existência de pendências inscritas na chamada Dívida Ativa da União e alerta para a possibilidade de bloqueio de valores em contas bancárias.
A mensagem cita o nome e o CPF do destinatário e orienta o acesso a um link para consulta e regularização da dívida, mencionando o programa Regularize, do Governo Federal. Ao clicar no endereço indicado, o usuário é direcionado a um site que utiliza indevidamente o símbolo da Receita Federal e solicita a inserção do CPF para acesso a informações fiscais.
Após o acesso, um botão com a opção “regularizar agora” direciona a vítima para um chat com uma pessoa que se apresenta como auditora da Receita Federal. Durante a conversa, são feitas cobranças e solicitado o pagamento de R$ 138,45 por meio de PIX. O valor é destinado a uma intermediadora de pagamentos, sem identificação clara do beneficiário final.
O conteúdo da mensagem é falso. A assessoria do Ministério da Fazenda informou que não envia cobranças desse tipo por aplicativos de mensagens. Segundo o órgão, a mensagem faz uso indevido do nome do Portal Regularize e da Fazenda Nacional.
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional esclareceu que o endereço eletrônico utilizado no golpe não pertence, nem é gerenciado, por órgãos do Governo Federal. O acesso a informações fiscais legítimas ocorre exclusivamente por meio de plataformas oficiais, com autenticação pelo sistema gov.br.
Órgãos oficiais orientam que mensagens com cobrança de dívidas, links externos e pedidos de pagamento imediato sejam ignoradas e denunciadas. Também é recomendado não fornecer dados pessoais e não realizar pagamentos sem verificação em canais oficiais. (Por: Portal Cruzalmense)


Nenhum comentário: