Ads Top


A importância da feira livre em Cruz das Almas


As feiras livres evidenciam a forte relação do campo com a cidade, pois aquilo que vem do campo abastece a cidade, garante a sobrevivência de várias famílias e movimenta a economia local. Essa população de feirantes de Cruz das Almas, em sua maioria rural, possui um forte vinculo com o urbano, devido ao seu papel no abastecimento na cidade. Ao mesmo tempo, entende-se que essa população dependente do comércio e serviços oferecidos pela cidade, e ,sendo assim, apesar da sua população no circuito inferior da economia ela acaba contribuindo para o crescimento do circuito superior, tornando-os, um grande contribuinte para a movimentação da economia de cidades como Cruz das Almas.

(…)

Grande parte da população rural que trabalha na feira produz seus produtos em família, em especial os derivados da mandioca como farinha, beiju, tapioca e goma. As frutas, exceto as compradas no atacado produzidas pelo agronegócio, são colhidas nas áreas rurais e também ser vendidas de acordo com sua época de colheita.
Nos dias de feira essa população, que em muitas das vezes tem na venda desses produtos sua única forma de sobrevivência, chega ao centro da cidade às 4:30 da manhã. e a oportunidade, apesar de muito trabalho, de rever clientes e amigos, trocar informações e contar seus causos, tornando esse espaço um local de relações socioculturais. Grande parte da população urbana compra frutas, legumes e farinha de mandioca e seus derivados na feira, pois, além do menor preço em relação aos supermercados, segundo os consumidores,as frutas e legumes vendidos nos tabuleiros ou até mesmo no chão da feira possuem um sabor melhor; a farinha e outros derivados da mandioca, muitas das vezes, podem ser comprados ainda quentes. Além dessas vantagens, o local favorece a negociação dos preços das mercadorias e nele criam-se laços de fidelidade e amizade entre fregueses e feirantes.

(FONTE: FEIRA LIVRE DE CRUZ DAS ALMAS UMA RELAÇÃO ENTRE A POPULAÇÃO RURAL E OS CIRCUITOS INFERIOR E SUPERIOR DA ECONOMIA. por Marcos Vinicius Almeida Conceição. in http://periodicos.uesb.br/index.php/ascmpa/article/view/4417 )

Acesse: https://almanaquecruzalmense.wordpress.com

FOTO – Edtonio Solidade

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.