Cobra jibóia é vista na estrada do Cadete em Cruz das Almas
Foto: Reprodução |
Uma cobra de espécie jibóia foi vista "passeando" na estrada do Cadete, zona rural de Cruz das Almas, na última sexta-feira (03).
O vídeo foi gravado por um seguidor do Portal Cruzalmense que passava pelo local. Nas imagens é possível ver a cobra rastejando até o matagal.
De acordo com informações da internet, a cobra jibóia é basicamente um animal com hábitos noturnos (o que é verificável por possuir olhos com pupila vertical), ainda que também tenha atividade diurna. O animal pode chegar a um tamanho adulto de 2 metros a 4 metros, raramente chegando a este tamanho máximo.
Animal muito dócil, apesar de ter fama de perigoso; não é peçonhenta (apesar de sua mordida ser dolorosa e poder causar infecção) e não consegue comer animais de grande porte, sendo inofensiva. É muito perseguida por caçadores e traficantes de animais, pois tem um valor comercial alto como animal de estimação, além de sua pele poder ser usada na confecção de artefatos de couro.
O que diz a lei:
Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:
Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa
A cobra que aparece no vídeo foi devolvida ao seu habitat natural.
Nenhum comentário: