Ads Top


Projeto de extensão "Educa Rap" completa um ano de muitas realizações

O "Educa Rap" completa um ano de atividades no final deste mês de outubro, o projeto coordenado pelos estudantes Roger Vance, o “ErriVance”, de Agroecologia e Renato Araújo Pereira, de Biologia, está registrado como atividade de extensão no CCAAB/PROEXT e desde a sua criação vem desenvolvendo uma série de ações voltadas à divulgação e fortalecimento do movimento Hip Hop, promovendo o estilo musical rap, bem como a interação da juventude negra/periférica/secundarista com o ambiente universitário.

Dentre as suas ações, neste primeiro ano de atividades, destaca-se o programa de rádio Rap É O Som trasmitido pela Rádio Santa Cruz FM, de Cruz das Almas, todo sábado as 19 horas, tendo alcançado 34 edições desde março. O programa apresenta entrevistas e dicas culturais, sobretudo oportuniza visibilidade para os rappers do Recôncavo e a cultura negra. As entrevistas trazem informações sobre a UFRB e o contexto socio-cultural e político do país. 

Além do programa de rádio, neste 1 ano de atuação o Educa Rap, participou de debates sobre a cultura negra e igualdade racial, promoveu 5 batalhas de rima, produziu o rap “Fica em Casa”, com orientação sobre os cuidados com a saúde neste período de pandemia e participou das comemorações dos 100 anos do educador Anísio Teixeira, por meio da produção do video clipe “Máquina de Fazer Democracia”, apresentado em sessão plenária do Conselho Estadual de Educação e disponível no canal de youtube da UFRB.

Neste ultimo mês, o Educa Rap obteve aprovação de 3 bolsas de extensão por meio do Edital 04/2020, da Proext e também teve aprovado 3 resumos para apresentação no Reconcitec 2020, onde ainda irá participar de uma mesa redonda sobre Cultura, Universidade e Extensão em tempos de Pandemia - Lei Aldir Blanc. 

Para o próximo ano, a perspectiva é continuar com o programa Rap é o Som na Rádio Santa Cruz FM 87,9 e poder executar atividades oficinas de grafitti, rima e dança, nas escolas municipais, estaduais e nas associações de bairros da cidade de Cruz das Almas.

Neste sábado (31) a edição nº 35 do Programa Rap é o Som será comemorativa em homenagem 01 ano de Projeto de Extensão Educa Rap, com: Pocket Show de ErriVance e participações dos colaboradores e parceiros durante a caminhada.

Via Assessoria*

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.