About Me

http://www.bahia.ba.gov.br/

Reitoria da UFRB inicia discussão sobre retorno gradual presencial

A Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) iniciou a discussão sobre o retorno gradual presencial às suas atividades com as representações dos servidores docentes e técnicos administrativos, além da Administração Central e Direções de Centros de Ensino, em conformidade com a Resolução CONSUNI No 03/2021 que dispõe sobre aprovação das Diretrizes Institucionais e Protocolos de Medidas de Biossegurança de Enfrentamento à COVID-19 no âmbito da UFRB.

A reunião com a Administração Central e Direções de Centro de Ensino ocorreu em formato presencial na tarde da última quarta-feira (13), na sala dos Conselhos, Campus Cruz das Almas.

A reunião com a representação sindical dos servidores docentes ocorreu em formato virtual na manhã de quinta-feira (14). No mesmo dia, pela tarde, ocorreu a reunião virtual com a representação sindical dos servidores técnico-administrativos.

Nos encontros foram apresentadas as ações adotadas pela Administração Central para viabilização do retorno presencial, em conformidade com as Diretrizes Institucionais e Protocolos de Medidas de Biossegurança de Enfrentamento à COVID-19 no âmbito da UFRB, como compra de insumos (álcool em gel, máscaras cirúrgicas, máscaras N95, protetores faciais, borrifadores, termômetros digitais, totens de álcool em gel, dispensers de álcool em gel, luvas látex, óculos de proteção), além do material gráfico para sinalização dos campi da UFRB.

Ainda conforme os Protocolos de Medidas de Biossegurança, foi apresentado o resultado do trabalho realizado pelos profissionais do Núcleo de Gestão e Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (NUGASST) da Pró-Reitoria de Gestão Pessoal (PROGEP), como a elaboração de relatórios técnicos e inspeções feitas nas instalações da Universidade. A Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME Nº 90, de 28/09/2021, que estabelece orientações aos órgãos e entidades do SIPEC para o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial, também foi objeto de discussão nas reuniões.

A retomada das atividades presenciais foi prospectada em fases no âmbito da Resolução CONSUNI Nº 03/2021, com garantia de condições de funcionamento em consonância com as medidas sanitárias, de forma gradual. Essa retomada segue critérios estabelecidos em indicadores da capacidade do sistema de saúde e da evolução da pandemia da COVID-19, a partir das orientações e recomendações das autoridades da saúde pública e da vigilância sanitária.

Em agosto de 2021, foi constituído um Grupo de Trabalho (GT – Indicadores da COVID-19), pela Portaria da Reitoria No 769, para realizar o acompanhamento dos indicadores da saúde e da evolução da pandemia, sob acompanhamento do Comitê de Acompanhamento e Enfretamento à COVID-19 da UFRB.

A partir das reuniões realizadas nos dias 13 e 14 de outubro, foi indicada a realização de uma reunião do Conselho Universitário (CONSUNI) para o dia 22 de outubro, para apresentação dos indicadores da saúde e da evolução da pandemia, com vistas à mudança de Fase, com a previsão do retorno gradual das atividades presenciais da UFRB.

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Postar um comentário

0 Comentários