Ads Top


BA tem nove mortes por Covid-19; divulgação de boletim segue comprometida após ataque hacker ao site do Ministério da Saúde

Foto: Reprodução

Nas últimas 24 horas, a Bahia registrou nove mortes por causa da Covid-19, segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), nesta segunda-feira (13).

Os dados completos do boletim não foram divulgados por causa da instabilidade dos sistemas do Ministério da Saúde, que já dura quatro dias. As plataformas foram afetadas após um ataque hacker na madrugada de sexta-feira (10).

Desde o início da pandemia, o total de óbitos é de 27.399. Os dados ainda podem sofrer alterações. Um boletim adaptado está disponível no site da Sesab e em uma plataforma online.

Ataque hacker

Com a indisponibilidade do Ministério da Saúde, todos os sistemas e banco de dados estão indisponíveis. O registro da aplicação das vacinas contra Covid-19 também foi afetado.

Um dos sistemas afetados é o ConecteSUS, o aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, exigido para acessar locais públicos. Por ele, os relatos são de dificuldade no login, e comprovantes de vacinação que não aparecem.

Em Salvador, a prefeitura disponibiliza uma Carteira de Vacinação Digital, que é uma alternativa para comprovar a imunização. A ferramenta está disponível gratuitamente através da internet e é válida em todo o território nacional.

Fonte: G1 Bahia 

     

    Nenhum comentário:

    Tecnologia do Blogger.